Cancelamento de Matrícula

 

De que se trata o cancelamento de matrícula?

O cancelamento de matrícula corresponde à perda de vínculo do aluno com a universidade mediante seu pedido ou situação que leve a essa desvinculação, como abandono do curso.

Quando o discente deve solicitar o cancelamento de matrícula?

O discente deve pedir o cancelamento caso vá ingressar em outra universidade pública ou gozar de bolsa do Prouni, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita ou estar matriculado em duas instituições de ensino superior pública de forma concomitante. O mesmo ocorre quando no que concerne à mudança de curso dentro da própria universidade.

Existe período pré-determinado para o cancelamento de matrícula?

Não. O aluno pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento.

Qual setor o discente deve procurar para realizar sua solicitação?

O setor responsável por efetuar o cancelamento de curso é a DRCA, portanto o aluno deve comparecer durante o horário de atendimento, preencher o formulário de cancelamento, levá-lo à Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e à Biblioteca, a fim de receber o nada-consta de ambos e, após isso, trazê-lo à DRCA, que irá alterar o status do discente no sistema e entregar-lhe-á o comprovante de cancelamento.