Clarus – Projetos

Ligando a Consciência

Caracteriza-se por um conjunto de ações que visam a divulgação e a disseminação do Programa de Eficiência Energética da Unilab – CLARUS, de maneira a dar transparência à postura da Administração nas ações orientadas à economia de energia elétrica e, simultaneamente, criar uma cultura e eficiência no consumo desse recurso.


Mapeamento Energético dos Espaços

O projeto tem, como produto, o levantamento de dados – como cargas instaladas por ambientes, demandas necessárias por ambientes, determinação de consumo por ambientes, identificação de desperdícios e levantamento de toda a informação relacionada à energia elétrica que servirá como base aos outros projetos que efetivamente tenham um caráter mais intervencionista.


Readequação de Luminância

O projeto utilizará dos produtos do Projeto Mapeamento Energético de Espaços para readequar as lâmpadas dos ambientes, de acordo com a Norma Técnica NBR ISO/CE 8995-1 de 03/2013, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que trata de iluminação de ambientes de trabalho. Dessa Forma, procura-se não só eliminar excessos, mas também adequar os ambientes à norma.


Readequação de Climatização

O projeto propõe a ajustar e remanejar os aparelhos condicionadores de ar, considerando-se as áreas dos espaços, períodos de uso, quantidades máximas de pessoas por ambiente, e outras informações necessárias e levantadas através do Projeto Mapeamento Energético de Espaços. Outro objetivo é o estabelecimento de um calendário de manutenção preventiva e higienização dos aparelhos, atendendo, no mínimo, as especificações dos fabricantes de órgãos especializados.


Administração de Espaços

O projeto terá, como produto, a institucionalização dos serviços de zeladoria, seu escopo de ação e sua metodologia. Em parceria com as reservas de espaço, hoje sob a administração da Coordenação de Planejamento e da Pró-Reitoria de Planejamento, o projeto propõe a harmonizar diferentes setores e serviços envolvidos no planejamento, reserva, utilização e manutenção dos espaços da universidade, de modo que haja precisão e sincronia no fluxo de informações.


Fiscalização Constante

O projeto tem, como objetivo, capacitar o fiscal do contrato de fornecimento de energia elétrica a exercer sua função com rol de conhecimentos mínimos necessários ao bom desempenho de sua função. Os produtos desse projeto são o modelo padrão de relatório mensal sobre as contas de energia e uso eficiente da mesma que conterá:

  1. Dados técnicos das contas;
  2. Identificação de problemas;
  3. Soluções adotadas ou sugeridas;
  4. Identificação de não cumprimento de preceitos, processos ou atividades sugeridas ou impostas pelo programa