Conceitos, linhas e áreas temáticas

Áreas Temáticas

Linhas de Extensão

Programa é o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo e integrando, preferencialmente, as ações de extensão à pesquisa e ao ensino.

Projeto é ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, que, preferencialmente, faça parte de um núcleo de ações, podendo ser vinculado a um Programa.

Curso é definido como ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. Os cursos classificam-se em três categorias, conforme a modalidade, o tempo de duração e o nível. Quanto à modalidade, o curso pode ser presencial ou à distância, caracterizando-se o primeiro como aquele cuja carga horária computada é referente à atividade realizada na presença de professor/instrutor, e o segundo como o curso em que não se exige a presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; não devendo as atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc.) ultrapassar 20% da carga horária total. Quanto ao tempo de duração, o curso pode ter:

a)         Até 30 horas

b)        Acima de 30 horas

                            §4o.  Em relação ao nível, os cursos podem ser de:

a) Iniciação – aquele que objetiva oferecer noções introdutórias numa área específica do conhecimento, com carga horária menor ou igual a trinta horas;

b) Atualização – o que visa pontualmente à atualização de determinado conhecimento teórico-prático em áreas específicas, com carga horária de até cento e vinte horas;

c)Treinamento ou qualificação profissional – o que objetiva a oferta de treinamento e capacitação em atividades profissionais específicas, com carga horária mínima de quarenta horas.

Cursos de extensão com menos de oito horas devem ser classificadas como evento.

Evento implica a apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela universidade, cuja abrangência poderá ser local, estadual, regional, nacional ou internacional. Os eventos podem ser desenvolvidos sob a forma de congresso, seminário, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival e outros.

Tipos de Eventos

Prestação de Serviços é a realização de trabalho oferecido pela instituição, contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.), caracterizando-se pela intangibilidade e inseparabilidade entre processo e produto e não resultando na posse de um bem.

Tipos de Prestação de Serviços

Publicações são produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica.

Tipos de Publicações