Bacharelado em Humanidades – BHU

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 

Denominação do Curso: Bacharelado em Humanidades (BHU) – BI/LI
Duração do Curso: Mínima: 3 anos / Máxima: 4 anos
Regime Letivo: Semestral
Modalidade: Presencial
Turnos de Oferta: Noturno
Oferta Anual de Vagas: 320 vagas anuais
Carga Horária: 2.400 horas
Título Acadêmico: Bacharel em Humanidades


Perfil do Egresso

Espera-se, que os bacharéis e bacharelas formados no curso de Humanidades, manifestem as seguintes habilidades e competências:

● Consciência de seu papel como agente social, cidadão e profissional capaz de compreender e interpretar a realidade em que se insere, ao mesmo tempo em que domine as formas de produção e reconstrução do saber a respeito desse contexto sócio-cultural no qual está imerso;

● Compreensão de que as diversas visões de mundo correspondem não só a práticas sócio-culturais diversas, mas também a processos diversos de produção de saberes e práticas;

● Identificação de diferentes posições teóricas e metodológicas presentes nos conteúdos programáticos e na bibliografia do Curso de sua formação e que orientarão a elaboração de sua compreensão da cultura e da sociedade; Assim como, dos espaços africanos lusófonos e do Brasil no contexto das nações, compreendendo as injunções e os interesses que permeiam essas relações.

● Atuação em ambientes multiculturais e internacionais respondendo de forma profissional e acadêmica, criativamente as problemáticas sociais existentes.

● Capacidade de dominar parcialmente o processo de produção e divulgação do conhecimento das Ciências Humanas em diversas perspectivas e possibilidades;

● Conhecimento acerca dos principais fundamentos teórico-metodológicos que orientam as análises históricas, antropológicas, sociológicas, filosóficas, artísticas, políticas e pedagógicas;

● Capacidade de refletir sobre o conhecimento produzido, utilizando-se de metodologias e técnicas adequadas ao exercício das pesquisas humanísticas;

● Capacidade de atuar na defesa da melhoria da pesquisa social e da preservação dos elementos decisivos à formação da cultura e do espírito humano, assim como na conservação dos patrimônios históricos e artísticos nacionais e internacionais;

● Capacidade de pesquisar e intervir na realidade social e de instituições de pesquisa, museus, instituições de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, assim como arquivos públicos e privados.

● Conhecer os métodos e as técnicas de pesquisa que permitam a transformação do conhecimento científico em matéria de pesquisa para arquivos, museus e instituições, da rede pública e privada, voltadas para a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural;

● Ter capacidade de exercer o trabalho de bacharel em Humanidades, em todas as suas dimensões, o que inclui o conhecimento de princípios básicos do conhecimento humanístico e de práticas essenciais na produção e difusão desse conhecimento;

● Ter capacidade de integrar ou promover ações de intervenção comunitária desde instituições públicas, privadas e/ou não governamentais.

● Ter capacidade de compreender a diferença e respeitar a alteridade, assim como ter uma postura ética frente a preconceitos por motivos de raça, gênero, cultura, nacionalidade ou de qualquer outro tipo.

● Compreender o caráter interdisciplinar do conhecimento sobre a sociedade e a cultura.

● Dominar as concepções teórico-metodológicas basilares que fundamentam as Ciências Humanas e Artes;

● Reconhecer e problematizar as múltiplas experiências dos sujeitos sociais;

● Conhecer e compreender as relações de espaço-tempo no que diz respeito aos problemas das Humanidades;

● Desenvolver pesquisas, propiciando a produção e a difusão de conhecimento no âmbito da academia e em outras instituições de ensino, pesquisa e órgãos de preservação de acervos e do patrimônio histórico, artístico e cultural em sentido amplo;

● Habilidades para integrar equipes de trabalho multidisciplinares, multiculturais e internacionais;

● Habilidades para desenvolver soluções criativas para problemas sociais na sua área de inserção em contextos de alta conflitividade e historicamente marginalizados.


Ambientes de Atuação

Os egressos do BHU podem atuar em atividades profissionais de instituições públicas e particulares do Brasil e do Exterior. Enquadram-se neste campo instituições de pesquisa, museus, centros culturais e institutos de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, bem como em toda e qualquer empresa ou entidade onde o serviço de um pesquisador(a) social e/ou gestor de acervos culturais se faça necessário e onde classificações disciplinares convencionais estejam superadas. Além desses espaços, bacharéis em Humanidades estão aptos (as) a desempenharem atividades profissionais de assessoria, consultoria, processos formativos, planejamento e gestão envolvendo entidades, movimentos e redes sociais que trabalham com monitoramento de direitos e de políticas públicas, mobilização social e articulação institucional. Incluem-se ainda conselhos de direitos, associações, entre outras instituições e instâncias que articulem representações da sociedade civil e da sociedade política, bem como na criação e condução de sistemas, planos, programas e projetos de órgãos públicos diversos.

A existência de redes institucionais e públicas de pesquisa e gestão cultural ou patrimonial ou nos demais quadros de ação social, caracterizam um mercado para o Bacharel (a) em Humanidades no que toca o sistema das ciências humanas nos países membros das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), origem do expressivo número de discentes no curso. O crescimento de políticas públicas direcionadas à difusão do conhecimento humanístico e de diálogo junto a redes e movimentos sociais ampara essa percepção na forma das instituições acima descritas. Ligado a esse universo estão empresas públicas e programas voltados à arte, à cultura e às políticas sociais de modo mais amplo, desenvolvidos segundo práticas apreciadas e incentivadas pela comunidade internacional. Nestes, existem demandas para formados (as) em áreas inter, multi e transdisciplinares, capacitados à pesquisa e a compreensão do fenômeno humano em seus diversos aspectos.
No caso das empresas privadas e de inúmeras formas de organizações não governamentais, as áreas de atuação associam-se também a projetos direcionados ao campo da cultura, da arte e do estímulo aos conteúdos humanísticos por parte de iniciativas de responsabilidade social de grupos particulares; assim como outros tipos de conexões entre o espaço público e a mobilização e articulação de setores da sociedade civil. A crescente atuação de empresas, organizações e movimentos sociais dos países de Língua Portuguesa na construção de novas realizações sob o tema das Humanidades tem o potencial de atrair os formandos (as) no curso. Deposita-se expectativa na formação de profissionais preparados para atuar junto a arquivos públicos e privados, museus e instituições de ensino, pesquisa e de preservação do patrimônio histórico,


Bacharelado em Humanidades 

Projeto Pedagógico Curricular (PPC) – Campi Liberdade e Palmares/CE

Dinâmica Curricular

Disciplinas Ofertadas em 2015.2

Disciplinas Comuns – BHU e Terminalidades 

Informações que compõem a Grade Curricular – BHU 

Docentes – Bacharelado em Humanidades

Recursos Didáticos – BHU 

Processos Avaliativos – BHU

Disciplinas e Docentes – Semestre 2016.2


Coordenação do Curso de Bacharelado em Humanidades

Carolina Maria Costa Bernardo – Coordenadora

Jon Anderson Machado Cavalcante – Vice-Coordenador

Lisley Fernandes da Silva – Secretária

E-mail da coordenação

coordbhu@unilab.edu.br

Telefone

(85) 3332-6185

Endereço do Curso
Campus dos Palmares
Bloco I, Rodovia CE 060, Km 51
Acarape/CE – CEP: 62.785-000