Dados Abertos

Nesta seção, é divulgado as ações sobre a implementação da política de dados abertos no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Dados Abertos, em suma, são dados que qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.

Para ampliar e unificar essa política, o governo federal criou o portal Brasileiro de Dados Abertos de forma ser uma ferramenta para que todos possam encontrar e utilizar as informações públicas de forma centralizada.

A Unilab, como parte integrante do governo federal, criou o seu portal de dados abertos tendo como objetivos:

  • Promover a publicação dos dados;
  • Aprimorar a cultura da transparência pública;
  • Promover o acesso de dados aos cidadãos;
  • Facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades;
  • Fomentar novos negócios;
  • Promover a oferta de serviços públicos digitais de forma integrada.

Conforme legislação, todos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional são obrigados a apresentar seus Planos de Dados Abertos (PDA).

O PDA será utilizado para orientar as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal, de forma a organizar o planejamento referente à implantação dos processos de publicação de dados abertos nas organizações públicas.

Conheça mais sobre essa política na Unilab lendo o Plano de Dados Abertos Unilab 2018-2020