Unilab participa do Dia Internacional de Segurança

A Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será umas das entidades que vai participar do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). O evento, realizado desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reúne especialistas que debatem medidas de segurança em ambientes informatizados na Internet. O DISI 2012 será realizado dia 29 de agosto no Hotel Jaraguá, em São Paulo. O tema do encontro deste ano será “Privacidade de dados: o que você compartilha?”.

Ao longo do evento, que tem início às 9 horas e segue até as 18 horas, serão realizadas palestras sobre diversos temas recorrentes quando o assunto é segurança em informática como aspectos legais relacionados à privacidade na Internet; vírus e outros códigos maliciosos; segurança em dispositivos móveis e nas redes sociais, entre outros. As palestras são gratuitas, abertas ao público mediante inscrição e também serão transmitidas em tempo real através do site do evento. Para assistir remotamente, não será necessária inscrição.

Durante o DISI também será feita a distribuição de material de conscientização e realizado o fomento a iniciativas que divulguem o tema segurança em informática. A Unilab vai realizar no Campus da Liberdade, em Redenção, atividade alusiva ao DISI. Será feita a distribuição de material e realizadas reuniões com grupos na instituição para divulgação de práticas básicas de segurança em Tecnologia da Informação.  Para participar do DISI, o interessado deve preencher o formulário de inscrição disponibilizado no LINK.

Veja a programação completa

9h – Abertura

9h30 – Panorama Latino Americano de Segurança: relatos do front de batalha

Descrição:

Botnets no Perú, DNS changers no México, trojans bancários no Brasil, ataque via redes sociais no Chile, ataques de DDoS na Argentina. O cenário das ameaças cibernéticas na América Latina é tão diversificado e dinâmico quanto sua riqueza cultural e suas peculiaridades regionais. Sendo uma companhia de segurança lutando diariamente contra o cibercrime e o malware em nível global, porém de olho na realidade local, temos uma visão privilegiada das ameaças que circulam na América Latina, seu alcance, suas tendências e como os cidadãos comuns têm sido afetados por esses ataques. Nessa apresentação, vamos trazer relatos reais e o panorama das ameaças cibernéticas na região, além de delinear as tendências futuras: América Latina, vítima duplamente: ataques externos e internos; Tendências do malware no Brasil, Argentina, Chile, México e América Central; O intercâmbio entre cibercriminosos latino-americanos e do leste europeu; Ataques fora-da-caixa: modems infectados no Brasil; SpyEye e Exploit kits na América Central; Ataques mobile, a próxima grande onda.

Palestrante: Fábio Assolini

10h20 – Lidando com vírus e outros códigos maliciosos

Descrição:

Mesmo utilizando antivírus, firewall e outras ferramentas de proteção, muitas vezes ficamos desconfiados que nosso computador está infectado por algum código malicioso, e ficamos sem entender muito bem o que está acontecendo em nossa máquina. Não vemos o vírus executando, não sabemos o que ele está fazendo, e recebemos avisos do antivírus e do firewal dizendo coisas que muitas vezes não compreendemos. Nesta palestra, abordaremos algumas formas de lidar com estas situações, esclarecendo as principais questões sobre o funcionamento de vírus, antivírus, firewall, e utilizando outros programas de segurança para auxiliar no entendimento de questões de segurança em nosso sistema.

Palestrante: Atanaí Ticianelli

11h30 – Aspectos legais relacionados à privacidade na Internet

Palestrantes: Gerson Charbel

14h – Segurança e privacidade em redes sociais

Descrição:

Análise dos riscos associados ao uso de redes sociais e seu impacto na privacidade de dados. Análise de quais informações são dadas pelas pessoas, quais informações que o prestador de serviços obtém, e quais informações podem ser obtidas através de engenharia social e análise. Por último, será discutida a importância de se ter uma ciberidentidade confiável.

Palestrante: Pedro Janices

14h50 – Termos de uso de alguns serviços de internet: Não seja pego de surpresa!

Palestrantes: Omar Kaminski

16h – Segurança em dispositivos móveis

Descrição:

A popularização dos dispositivos móveis, em especial os tablets e smartphones, não passaria despercebida pelos desenvolvedores de malwares e botnets para estas plataformas. Esta palestra aborda detalhes conceituais e práticos sobre parte dessas novas “pragas” desenvolvidas para exploração de funcionalidades em dispositivos móveis, com foco principal no sistema operacional Android.

Palestrantes: Ricardo Kléber

16h50 – Encerramento