Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

[15/08/2019] 2ª Chamada de candidatos CLASSIFICÁVEIS

[14/08/2019] 1º Chamada de candidatos CLASSIFICÁVEIS 

Aditivo IV (12/08/2019) Altera o cronograma do Edital nº 04/2019

Edital nº 04/2019 – Resultado FINAL da Seleção (09/08/2019)

Aditivo III (09/08/2019)

Aditivo de Retificação

Edital nº 04/2019 – Resultado Preliminar da Seleção

Inscrições deferidas ou indeferidas APÓS AS SOLICITAÇÕES DE RECURSO

Inscrições deferidas ou indeferidas

Aditivo ao Edital nº 04/2019

Confira o Edital nº 04/2019 e acesse o Formulário de Inscrições

Modelo de declaração de residência (Para aqueles que não possuem comprovante de residência nominal)

Nota de esclarecimento


Sobre o curso

Este curso tem como propósito oferecer formação especializada a técnicos de nível superior na área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para atuarem em equipes intersetoriais do poder público e com a sociedade civil no planejamento e execução de políticas e ações de SAN. Entre os seus princípios norteadores estão a interdisciplinaridade, a intersetorialidade e a participação social, como premissa para a formação e atuação de profissionais em todos os pontos do sistema alimentar.   O programa para esta turma do curso foi concebido especialmente para atender as especificidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), envolvendo professores das universidades proponentes (UNILAB e UNESP) e de universidades parceiras no âmbito do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidade no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (Universidade de Cabo Verde, Universidade de São Tomé e Príncipe e Unizambeze-Moçambique). Para participar do curso é necessário ter formação em nível superior, não importa a profissão, mas o candidato terá que demonstrar a importância do curso para o seu trabalho de fortalecimento da Política de SAN onde quer que atue, ou seja, fortalecendo ações de promoção do acesso e disponibilidade de alimentos, saúde e bem estar. Para tanto, a agricultura familiar campesina, a agroecologia e a nutrição serão os principais temas abordados no curso.  

 

Quem pode participar?

Profissionais com formação superior, que atuem nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (agrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, assistentes sociais, biólogos, enfermeiras, médicos, economistas e outros). A seleção será por análise de currículo, valorizando a experiência e o vínculo profissional ou a ativismo na área da segurança alimentar e nutricional

 

Estratégia e Conteúdo

O curso será oferecido na modalidade a distância em módulos de 1 a 5 créditos, acrescidos do Trabalho Conclusão de Curso (TCC). Os três primeiros módulos serão obrigatórios para todas as turmas: (I) Tecnologias da informação necessárias à educação a distância; (II) Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada nas Políticas Públicas; (III) Metodologia da Pesquisa de campo. Os demais módulos eletivos podem ser escolhidos de acordo com a necessidade da turma, grupo de alunos ou aluno.
O curso propõe 3 reuniões presenciais no polo de apoio no país de origem do aluno, sendo um no início do curso, um no momento de definir o trabalho de conclusão de curso, quando se incluirá uma avaliação parcial e outro no final do curso para apresentação do trabalho final e avaliação final do curso. Eventualmente esses encontros poderão ser realizados em ambiente virtual, com áudio e vídeo em tempo real (online).

 

INSCRIÇÕES: de 08 a 21/07

Nota de esclarecimento
 
Foi detectado um problema no formulário de inscrição on-line a que faz referência o item 3. 2 alínea b do Edital PROPPG/PROINST/IDR/IEAD Nº 04/2019
 
b. Carta de indicação do candidato assinada pelo representante legal imediato da instituição governamental, de instituição de ensino, pesquisa e extensão, de organização não governamental ou conselho ao qual o candidato está vinculado (não é obrigatória, porém quem apresentar terá uma bonificação de 2 pontos).  
 
 
O problema técnico já está solucionado no formulário de inscrições.
 
Entretanto, para quem finalizou a inscrição até 17/07/2019 às 11h (horário de Brasília – Brasil), e deseja encaminhar a carta de indicação que não é obrigatória, mas vale pontos para o processo seletivo, deve realizar novamente sua inscrição e proceder da seguinte forma:
 
1.Salvar a carta em formato pdf e nomear o arquivo com nome carta indicação_nome completo do candidato  (exemplo: carta_indicação_Maria_ Silva.pdf)
2. Anexar ao formulário de inscrição.
 
 

confira o Edital e acesse o Formulário de Inscrições

Modelo de declaração de residência (Para aqueles que não possuem comprovante de residência nominal) 

Inscrições deferidas ou indeferidas 

Inscrições deferidas ou indeferidas APÓS AS SOLICITAÇÕES DE RECURSO

 

DIPLOMA: UNILAB UNESP


CUSTO AO ALUNO: Gratuito


MODALIDADE: Curso a distância com encontros presenciais

 

CARGA HORÁRIA:

Presencial: 30h

A Distância: 405h   

Trabalho de Conclusão de Curso: 50h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

485h

 

COORDENAÇÃO UNILAB

Instituto de Desenvolvimento Rural

COORDENAÇÃO –  Daniela Queiroz Zuliani

VICE COORDENAÇÃO – Jaqueline Sgarbi Santos e Fernanda Schneider


COORDENAÇÃO UNESP

Instituto de Biociências de Botucatu – Departamento de Educação

COORDENAÇÃO –  Maria Rita Marques de Oliveira

VICE-COORDENAÇÃO – Flávia Queiroga Aranha

 

Contatos

E-mail: especializacao.interssan@gmail.com | ead.seguranca.alimentar@unilab.edu.br

Site: www.interssan.com.br | www.redesans.com.br

Instituto de Biociências de Botucatu – Departamento de Educação