Histórico – CHIP

I CHIP – Letramentos na WEB

Em julho de 2008, surge o I CHIP, como uma iniciativa do grupo de pesquisa HIPERGED, que foi coordenado pelo Prof. Dr. Júlio César Araújo (UFC) e que contou com mais de 200 pessoas inscritas. Como conferencistas, participaram do colóquio a Profa. Dra. Ilana Snyder, da Monash University, na Austrália, um dos expoentes mundiais no estudo dos letramentos na Web, que foi o tema central daquele primeiro colóquio. Além da Profa. Snyder, o evento contou com diversos outros pesquisadores brasileiros, de renome nacional e internacional, tais como a Profa. Dra. Denise Bértoli Braga (Unicamp) e a Profa. Dra. Bernardete Biasi-Rodrigues (UFC).


II CHIP – EaD em tela

Em agosto de 2010, em sua segunda edição, cujo tema foi EaD em tela, o CHIP foi coordenado pelo prof. Dr. Júlio César Araújo (UFC) e pela profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE). O evento reuniu pesquisadores de 21 instituições (entre IES públicas e particulares e Institutos Federais, Secretarias de Educação e uma instituição do chamado Sistema S) que promovem e/ou estudam o ensino a distância virtual. Foram elas: UERJ, UERN, UNICAMP, UECE, UFGD, UFMG, UFC, UFRN, URGS, UFRPE, IFPB, IFFA,IFCE, IFPI; PUC-RJ; SEDUC-AM, SEDUC-CE; SENAC-CE; Universidade de Alcalá de Henares (Espanha), FA7, FGF, e UNIFOR.

O II CHIP contou com 4 mesas-redondas, duas conferências, 5 grupos de trabalhos (pelos quais se distribuíram 50 comunicações) e sessão de pôsteres (com 15 apresentações). Foram mais de 50 trabalhos apresentados nesse colóquio. Desses trabalhos, 39 foram publicados nos anais do evento. Esse avanço aponta não apenas para um nítido crescimento nacional do colóquio, mas também como legitimação acadêmica do CHIP como um fórum nacional relevante de debate sobre as relações entre linguagem, tecnologias digitais e educação.


III CHIP: Ferramentas digitais e ensino

A terceira edição do Colóquio ocorreu em 2012, nos dias 4 e 5 de outubro, na Universidade Estadual do Ceará, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada- PosLA, com a colaboração e o apoio do Curso de Letras e da Diretoria do Centro de Humanidades, e de várias entidades parceiras, e com a coordenação geral da Comissão Organizadora da profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE).

Teve como tema as Ferramentas Digitais e o Ensino de Línguas e contou com a participação pesquisadores brasileiros, de renome nacional, tais como a profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro (Cefet-MG), prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (Uniso) e a profa . Dra. Janaina Weissheimer (UFRN). Novamente, foram 4 mesas-redondas, com duas conferências (uma de abertura e outra de encerramento), 5 grupos de trabalhos (pelos quais se distribuíram 50 comunicações) e sessão de pôsteres (com 15 apresentações).

No total, o número de trabalhos apresentados alcançou a faixa de mais de 40 trabalhos.


IV CHIP: As Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem: desafios da atualidade.

A quarta edição do Colóquio ocorreu em 2015, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPI) e Diretoria de Educação a Distância (DEaD).

Considerando a massificação das tecnologias nos últimos anos e suas consequências para a educação como um todo, bem como suas contribuições especificamente para a modalidade a distância, o tema do IV CHIP, em 2015, foram Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem: desafios da atualidade.