I Seminário Internacional Arte, Ciência e Diversidade

Educação para a liberdade: 10 anos de rupturas políticas e epistemológicas – Lei nº 10.639/03

O I Seminário Internacional Arte, Ciência e Diversidade tem como objetivo criar um espaço de reflexões e debates sobre temas de políticas afirmativas e de diversidade étnico-racial, religiosa, cultural, sexual e de gênero, numa perspectiva interdisciplinar. Dessa forma, a Unilab propõe celebrar criticamente o dia 20 de novembro, Dia do Zumbi dos Palmares, um dos líderes de quilombo, e Dia da Consciência Negra. Além disso, o Seminário discute os dez anos de promulgação da Lei no 10.639, em 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

O evento é promovido pela Unilab, em parceria com a Cátedra da Unesco/Unilab e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Objetivo geral

Criar um espaço de reflexões e debates sobre os temas de políticas afirmativas e de diversidade étnico-racial, religiosa, cultural, sexual e de gênero numa perspectiva interdisciplinar.

 

Objetivos específicos

  • Refletir sobre os princípios da UNILAB tocante à cooperação solidária, interculturalidade e integração.
  • Criar mecanismos de combate ao racismo, sexismo, homofobia por meio das atividades científicas e artístico-culturais.
  • Discutir sobre a Lei no 10.639/03 e a sua implementação na UNILAB e nas escolas do Maciço de Baturité.
  • Celebrar criticamente o Dia de Zumbi e da Consciência Negra

 

Metodologia

O Seminário se traduz em uma ação conjunta de docentes, pró-reitores e discentes cujas ações se embasam em procedimentos éticos e consubstanciados por meio de interlocução institucional. A organização do evento, portanto, deriva de processos de diálogos permanentes entre professores envolvidos diretamente com a temática, PROPAE, PROEX, PROGRAD, Cátedra UNESCO e coordenadores de curso da UNILAB. O formato do Seminário comportará uma conferência de abertura, seis mesas redondas, três rodas de conversas, onze oficinas e uma conferência de encerramento.

Para mais informações sobre o Seminário ACESSE AQUI