Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) propõe a criação de cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu, tendo em vista o duplo desafio de potencializar a interação acadêmica na perspectiva da cooperação Sul-Sul e contribuir em áreas chaves para o desenvolvimento, tanto das regiões nas quais a universidade está inserida, como também dos países parceiros.

Diante disso, o ICSA tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da Administração e Gestão Pública – nos níveis local e regional e nacional, neste último caso, especialmente quando consideramos os países parceiros, oferecendo atualmente o curso de Administração Pública presencial em Redenção- CE.

Buscando ampliar sua área de atuação, em 2014, o ICSA aprovou, junto ao Conselho Universitário, dois cursos de graduação presenciais, para o campus do Ceará – i) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional e ii) Biblioteconomia e o curso de Administração Pública presencial para o campus dos Malês-BA.

Para o médio e longo prazo, conforme Projeto UNILAB +10, o Instituto propõe, ampliar ainda mais a oferta de cursos graduação, incluindo o bacharelado interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas, além do curso de Serviço Social.

No que diz respeito à pós-graduação strito sensu, o ICSA planeja a criação de curso de Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo e em Ciências da Informação.

Em seus primeiros cinco anos de existência, o curso de Administração Pública presencial vem aperfeiçoando a performance, com um número crescente de professores e alunos engajados em pesquisas nas subáreas do Campo de Públicas, especialmente nas áreas de Gestão Pública e Políticas Públicas e Sociais.