Migrações africanas

17 e 18 de setembro de 2015
Campus da Liberdade – Redenção (CE) | Auditório do bloco didático

Reunindo duas atividades acadêmicas convergentes, a Unilab sedia nos dias 17 e 18 de setembro de 2015 o IX Seminário de Mobilidade Humana e o I Seminário Internacional Migrações e Diásporas Africanas.

Os eventos são uma iniciativa da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza – Ceará, coordenada pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas, e do Grupo de Pesquisa África-Brasil/Unilab, respectivamente. Somam esforços em sua construção e realização o Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará (UFC) e o Grupo de Pesquisa Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab), além de  parceiros nacionais e internacionais.

.

Objetivos
– Contribuir para a concretização da missão institucional da Unilab referente a produção e difusão de conhecimentos e princípios que sustentam a cooperação internacional solidária entre Brasil e África.
– Criar um espaço de discussões acadêmicas sobre o cenário nacional e internacional das migrações para se pensar as políticas públicas que favorecem os/as imigrantes no mundo e no Brasil.
– Refletir sobre os direitos de pessoas em processos de mobilidade: migrantes, refugiados, apátridas, vítimas de tráfico de pessoas e estudantes internacionais.

Público-alvo
Estudiosos/as, trabalhadores/as das instituições públicas ou privadas, atores da sociedade civil que trabalham com o tema da migração e mobilidade humana, estudantes e o público em geral.

Contato
grupo.africabrasil@unilab.edu.br
(85) 99712.4823 | (85) 98432.9177 | (85) 3332.1414