Normas da Biblioteca

Dos limites de empréstimo:

Será permitido aos usuários do SIBIUNI, devidamente cadastrados no sistema, o empréstimo de até 7 (sete) livros, não sendo permitido emprestar dois exemplares de um mesmo título.

Prazos de empréstimo:

Os prazos de empréstimos variam de acordo o tipo de vínculo do usuário com a UNILAB :
Tipos de usuários Quantidade de dias
Alunos de Graduação 7
Alunos Pós-graduação 14
Docentes e Funcionários 21
Usuários especiais 07

Certifique-se que o livro esteja em perfeitas condições para que o mesmo seja entregue no mesmo estado que recebeu.

Renovação:

A renovação do empréstimo poderá ser efetuada via internet pergamum (ver tutoriais: http://www.unilab.edu.br/tutoriais-pergamum/) e/ou no balcão da biblioteca, cada exemplar poderá ser renovado por até 5 (cinco) vezes, na da data de devolução e desde que não haja reserva desse material por outro usuário.

Reserva:

A reserva de materiais emprestados pode ser efetuada ou cancelada, a qualquer momento, pelo próprio usuário, via internet (sistema pergamum) e/ou no balcão da biblioteca. Após a devolução do item reservado, o primeiro usuário da lista de reserva tem até 24 horas para realizar o empréstimo do mesmo. . O item reservado e não emprestado no prazo previsto estará automaticamente disponível para o próximo usuário da lista de reserva. Ao usuário, não será permitida a reserva de obras ou itens que já se encontram emprestados em seu nome.

Devolução:

A devolução do material bibliográfico deverá ser realizada diretamente na Biblioteca, bem como a resolução de quaisquer pendências relacionadas ao empréstimo de livros.

Penalidades:

O usuário que não devolver o material bibliográfico dentro do prazo permanecerá suspenso dos serviços de empréstimos da biblioteca. Esta suspensão corresponderá aos números de livros e de dias de atraso.

A biblioteca aceitará atestados médicos, desde que o mesmo esclareça os motivos pelos quais o usuário deixou de cumprir com a sua obrigação na devolução dos livros. A isenção corresponderá apenas ao período especificado no atestado.

Em caso de perda ou extravio dos materiais bibliográficos, os usuários deverão providenciar a reposição dos mesmos e não estarão isentos de possíveis suspensões, caso elas existam.

Recomendações: 

Para que o ambiente da biblioteca seja sempre um espaço limpo, organizado e agradável alguns tópicos devem ser considerados, tais como:

• Não ingressar no recinto da biblioteca portando qualquer tipo de alimento;

• Colocar os telefones celulares no silencioso e atender fora da biblioteca;

• Quaisquer equipamentos de áudio só podem ser utilizados com fones de ouvido;

• Deixar bolsas, mochilas e pastas no guarda-volume destinado a este fim;

•  Não reponha os livros na estante, deixe-os sobre a mesa;

•  Para tirar um livro da estante, empurre os dois livros ao lado para trás e puxe o livro pelo meio da lombada;

• Não prejudicar a concentração e estudos dos demais usuários.

• É vedado consultar sites de conteúdo impróprio, ofensivo, discriminatório e similares;

 • Não sublinhar o texto dos livros, mesmo que a lápis. Fazer anotações em material próprio.