Unilab se integra ao Sistema Universidade Aberta do Brasil

Menos de quatro meses após a abertura de suas atividades letivas, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) já se integrou ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Formado por universidades públicas, o Sistema UAB  oferece cursos de nível superior para a população que tem dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Segundo a coordenadora da Educação Aberta e a Distância e do curso de Administração Pública, Aparecida da Silva (foto acima), a inserção da Unilab no sistema UAB coloca a Universidade no cenário das instituições públicas que formam professores para a rede pública da educação básica com cursos na modalidade aberta e a distância. “Em 2012, a Unilab pretende iniciar a oferta dos cursos, abrindo novas perspectivas para quem almeja se tornar professor e não tem condições de fazer uma formação tradicional em tempo integral”, explicou a professora  Cida.

SAIBA MAIS

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
O Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.


Fonte: http://uab.capes.gov.br/

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