Estudante da Unilab é aprovado no Programa Jovens Talentos para a Ciência

Data de publicação  17/08/2012, 08:58

O estudante da Unilab, Antônio Duarte Marcos Júnior, 23 anos, funcionário público  do município de Redenção, foi aprovado no Programa Jovens Talentos para a Ciência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Antônio Duarte está matriculado no primeiro trimestre do curso de Engenharia de Energias.

Antônio Duarte Júnior foi aprovado no Programa Jovens Talentos para a Ciência

Ao saber da notícia, o estudante destacou: “estou muito feliz. Vai ser uma oportunidade para eu melhorar os meus estudos e me incentivar ainda mais. Será uma chance extra para aprimorar os conhecimentos”. Para fazer parte do programa, Antônio Duarte fez  uma prova de conhecimentos gerais, concorrendo com mais de 77 mil estudantes de todo o país.

Participaram do processo seletivo alunos matriculados no primeiro semestre de 2012 em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Brasil. Foram selecionados para receber a bolsa no valor de R$ 360,0 por mês os estudantes que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste. O resultado foi divulgado no site da instituição no último dia 10.

De acordo com a pró-reitora de Graduação e coordenadora do programa na Unilab, Jacqueline Freire, a iniciativa é uma maneira de estimular os estudantes ao interesse por atividades de pesquisa. “Normalmente, os calouros não podem ser inseridos nestes programas. Então, essa ação vai contribuir para a formação dos alunos, incentivando a sua permanência na universidade e o bom desempenho na iniciação à pesquisa”, explicou.

A Capes vai entrar em contato com os coordenadores do programa em cada instituição para informar sobre os procedimentos para implementação das bolsas.

Jovens Talentos para a Ciência

O programa incentiva à iniciação científica de estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Participam estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação.

O programa prevê a concessão de 6 mil bolsas de estudo. Nos próximos anos, esta modalidade de bolsa será estendida para os alunos ingressantes em universidades estaduais e também não públicas. Estas bolsas terão por objetivo identificar precocemente nossos melhores Jovens Talentos entre os ingressantes universitários, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia.

Confira a lista completa dos aprovados no LINK.

Mais informações no site da CAPES