Reitor participa de banca examinadora de mestrado na Faculdade de Educação da UFC

Na manhã desta sexta-feira (25), o reitor da Unilab, Paulo Speller, fez parte da banca examinadora da dissertação de mestrado do estudante Mário Costa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa foi aprovada pela banca, que também estava formada pelos professores Raimundo Hélio Leite (UFC) e Marcília Chagas Barreto (UECE), além do orientador, Julio Wilson Ribeiro.

Na ocasião, o reitor Paulo Speller convidou o recém-aprovado para visitar a Unilab e apresentar a dissertação aos professores e estudantes do curso de Ciências da Natureza e Matemática.

Sobre a pesquisa

A dissertação, intitulada “Desenvolvimento da aprendizagem significativa e colaborativa promovendo-se a realização de prática de física em bancada e simulação computacional”, teve como objetivo investigar, de que maneira, a concepção e realização de uma atividade pedagógica colaborativa de experimentação de bancada, apoiada por atividades pedagógicas de simulação e modelagem computacional, pôde contribuir para favorecer o desenvolvimento do processo de aprendizagem significativa.

De acordo com as análises feitas pelo pesquisador, o trabalho conclui que, a partir da integração entre as atividades de experimentação de bancada e softwares de simulação e modelagem computacional, os alunos foram capazes de (re) significar e reelaborar conhecimentos relativos a circuitos elétricos de resistores, embora, muitas vezes, revelaram dificuldades de aprendizagem, pois não conseguiam expressar suas concepções e argumentações, se apropriando corretamente dos conceitos de eletricidade.

Comentários encerrados.