Reitor Paulo Speller se reúne com prefeito de Aracoiaba

O reitor Paulo Speller se reuniu, na tarde desta quarta-feira (30), com o prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, em seu gabinete. Também participaram do encontro o secretário de Gestão e Planejamento do Município, Raimundo Lopes, e o diretor geral da Maternidade Santa Isabel, Telmo Bezerra. Durante a reunião com o reitor, a primeira após a posse, o gestor defendeu o estreitamento da relação institucional do Município com a Unilab na formulação de projetos em comuns. O pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, e a coordenadora da Educação Aberta e a Distância (Cead) da Unilab, Maria Aparecida da Silva (Cida), também participaram da reunião.

Reitor Paulo Speller e o prefeito Aracoiaba Antônio Cláudio Pinheiro

 

O prefeito Antônio Cláudio Pinheiro enfatizou que as atividades da Unilab em Redenção são um vetor de desenvolvimento para toda a Região do Maciço do Baturité. “Nesse nosso primeiro contato, gostaríamos de discutir de que forma o município de Aracoiaba pode ser parceiro da Unilab”, diz. O gestor pediu a ajuda da Universidade na solução de alguns problemas comuns a todos os municípios da Região como, por exemplo, a necessidade de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, responsabilidade imposta às cidades brasileiras pela Lei de Saneamento 11.445/2007. “Os municípios da Região não têm estrutura financeira para a execução desse projeto”, diz.

 

Prefeito Antônio Cláudio, secretário de Gestão e Planejamento, Raimundo Lopes, e o diretor geral da Maternidade Santa Isabel, Telmo Bezerra

 

O reitor Paulo Speller disse que em contato com o Ministério do Meio Ambiente foi informado que há recursos federais destinados a auxiliar os municípios na execução do plano, mas que essa demanda deve ser apresentada em conjunto pelos prefeitos da Região, através da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab), e pela bancada cearense no Congresso Nacional. “Após a formulação, nós da Unilab estaremos à disposição para colaborar”, disse.

 

Na reunião, foram discutidas parcerias institucionais entre a Unilab e a prefeitura de Aracoiaba

 

Também foi pauta da reunião a adequação do Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância da Unilab no Município de Aracoiaba às normas estruturais estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O prefeito Antônio Cláudio Pinheiro disse que o Município tem disposição de fazer modificações no Polo para atender às turmas dos cursos de educação a distância oferecidos pela Unilab. Durante o encontro, foi agendada para esta quinta-feira (31) uma visita da professora Maria Aparecida da Silva (Cida) ao local juntamente com a equipe da Prefeitura.

Ao final do encontro, o prefeito de Aracoiaba se mostrou satisfeito com os encaminhamentos que foram feitos. “Esse momento foi oportuno para a Unilab ajudar o Município a melhorar suas condições, principalmente com relação ao Polo que é muito importante não somente para Aracoiaba como para a própria Universidade”, destacou.

Comentários encerrados.