Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” debate “Capitães de Abril”, filme sobre a Revolução dos Cravos.

Capitaes de abril

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” debate, na próxima sexta-feira (24), das 14h30 às 17h30, na sala 03 do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o filme “Capitães de Abril”, dirigido por Maria de Medeiros.

“Capitães de Abril” é sobre a Revolução dos Cravos ocorrida em Portugal. Tudo tem início na noite do 24 para o 25 de Abril de 1974, quando a rádio emite uma canção proibida: “Grândola, Vila Morena”. Poderia apenas ter sido a insubmissão de um jornalista rebelde mas, na realidade, é um dos sinais programados do golpe de estado militar que vai transformar completamente o país, sujeito à ditadura do Estado Novo durante várias décadas, e o destino das colônias portuguesas em África e em Timor Leste.

Ao som da voz do poeta e cantor José Afonso, as tropas insurgidas tomam os quartéis. Cerca das três horas da madrugada, marcham para Lisboa. Pouco depois do triste acontecimento militar no Chile, a Revolução dos Cravos distingue-se pelo carácter aventureiro, mas também pacífico e lírico do seu decorrer. Estas 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista.

Cena do filme "Capitães de Abril".

Cena do filme: “Capitães de Abril.”

O projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), esse projeto é coordenado pelo professor Sebastião de Lima Filho.

Comentários encerrados.