Curso de extensão aborda a formação dos Estados modernos e coloniais na África

leviata

O Curso de Extensão “A Formação dos Estados Modernos e Coloniais na África”, Módulo I, oferece 40 vagas, com inscrições entre 7 e 10 de junho, na coordenação do Instituto de Humanidades e Letras (IHL).

Voltado para estudantes da Unilab e professores das escolas públicas de Redenção e Acarape, o curso está sob a coordenação do professor Sebastião Alves. Os encontros ocorrem dias 14, 21 e 28 de junho e 5 de julho, das 14h30 às 17h30, no auditório do Bloco Administrativo, Campus da Liberdade, totalizando carga horária de 12 horas.

O curso tem como objetivo investigar a formação dos Estados modernos no ocidente a partir da ascensão das monarquias absolutistas até o período de composição e consolidação das burocracias que perfizeram os Estados coloniais. A análise desenvolverá a reflexão acerca dos processos sociais de longa duração que possibilitaram a ascensão de uma nova modalidade política de poder e dominação centralizada. O curso analisará os fundamentos teóricos e simbólicos que tornaram possível a construção de uma nova modalidade de identidade e imaginário político centrado na ideia de nacionalismo. Por fim, o curso investigará como se desenvolveram os mecanismos de controle e expropriação dos Estados coloniais na África, observando as peculiaridades dos Estados português, britânico e francês.