Artigo publicado em revista Qualis A1 discute “As funções sociais da língua e as políticas de difusão do Português no Timor-Leste”

Data de publicação  21/06/2016, 17:18

funcoes lingua

O artigo científico “As funções sociais da língua e as políticas de difusão do Português no Timor-Leste”, de autoria da professora Cláudia Carioca, foi publicado em maio deste ano na Revista Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, um periódico “Qualis A1”. Ela é docente do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab.

A pesquisa é fruto de uma análise linguístico-discursiva das falas de vinte universitários timorenses da Unilab, constituídas a partir do corpus do projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações (Profala). Segundo dados da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a universidade dispõe de 69 estudantes timorenses inscritos na graduação presencial. O artigo faz uma análise da situação da língua portuguesa da República Democrática do Timor-Leste, país que faz parte da comunidade lusófona, no que se refere às funções sociais desempenhadas pelo Português nesse país e às políticas linguísticas de difusão da língua.

A Revista Delta é uma publicação de Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que divulga estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno linguístico. Faz uso do sistema classificatório “Qualis-Periódicos”, que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

BOTAO AVALIE