Café com Letras discute as construções com gerúndio em Língua Portuguesa

O projeto Café com Letras realiza na próxima terça-feira (24), às 16h, no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, Redenção/CE a palestra “As construções com gerúndio em Língua Portuguesa: o caso da expressão de tempo futuro”. O palestrante será o professor Fábio Torres.

A palestra tem por objetivo apresentar as funções desempenhadas pelo particípio e pelo gerúndio em Latim, bem como a expressão de tempo futuro nessa língua, para, posteriormente, discutir as funções assumidas pelo gerúndio em Português, dentre as quais a codificação de tempo futuro por meio de perífrases gerundivas.

“Tomamos por base dados de fala de informantes de Fortaleza, provenientes de três diferentes áreas de atuação, coletados por meio de entrevistas sociolinguísticas: vendedores, professores e operadores de telemarketing. Discute-se também o estatuto sintático-semântico da construção denominada gerundismo, a partir de critérios tais como forma, aspecto, modalidade e natureza temporal”, explica o professor Torres.

Sobre o palestrante

Professor da Unilab: Fábio Torres.

Professor da Unilab: Fábio Torres.

Fábio Torres tem graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2014). Foi Professor Assistente A do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí, no Campus de Picos/PI, no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas das Variedades Lusófonas – Socioluso, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, e pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – (Sociolin/UFC).

Atualmente, é professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no Funcionalismo e na Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, gerúndio, preconceito linguístico, tempo, aspecto e modalidade.

Sobre o projeto
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

Comentários encerrados.