Projeto Café com Letras apresenta palestra sobre “Literatura, artes, cidade”

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), realiza, próxima terça-feira (4), a partir das 16h, no Auditório do Bloco Administrativo, Campus da Liberdade, Redenção/CE, a palestra “Literatura, artes, cidade”, com a professora Aurinívea Sousa.

Segundo a palestrante, “a cidade é texto cuja decifração de sua totalidade é impossível. O urbano é interpretado em imagens que se tornam recorrentes dessa parcialidade e vertigem, como é o caso do labirinto e da Babel mítica, tão presente nas literaturas e em diversas outras artes, como o cinema e a música, por exemplo, e nos estudos teóricos a respeito de imaginários urbanos”.

Ainda sobre o tema da palestra ela detalha: “Em todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana, Renato Cordeiro explica que, sendo uma elaboração histórica humana, a cidade é feita de textos: documentos, fotos, mapas, inventários, plantas baixas. Ele coloca no mesmo conjunto que compõe o imaginário urbano outras escritas, como a caricatura, a literatura, a crônica. Considera-se que é o entrecruzamento de perspectivas que forma a paisagem urbana, misto de objeto concreto e simbólico, familiar e estrangeiro, que pode se referir a um lugar específico ou a qualquer lugar.”

Sobre a palestrante

Aurinívea Sousa é professora de Literatura na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), atuando nas áreas dos Estudos Literários, Literaturas Brasileira e Afro-brasileira. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Literatura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Literatura e Cultura também pela UFBA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cidade, literatura e outras artes.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

Comentários encerrados.