Inscrições abertas para o Projeto “Letra & Música: Rock em Inglês com Percussão Brasileira” no Campus dos Malês

 

Até o dia 2 de junho, estarão abertas as inscrições para participar das aulas do Projeto de Extensão “Letra & Música: Rock em Inglês com Percussão Brasileira”, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/CA. Com 20 vagas abertas a toda a população, o projeto oferecerá ensino integrado de Música Popular (Violão e Percussão) e Língua Inglesa, através do gênero Rock.

Coordenado pela professora Marli Rosa, do Curso de Letras, o Letra & Música foi aprovado no Edital Proex 03/2017 do Programa de Apoio a Grupos Artísticos (PB-ART) e contemplado com uma bolsa.

As inscrições, que serão feitas por ordem de envio, devem ser realizadas exclusivamente através desse Formulário.

Para os interessados, há duas opções de turmas: quintas-feiras, das 14h às 16h30, com início no dia 08 de junho; ou aos sábados das 10h às 12h30, iniciando em 10 de junho. Já as aulas acontecerão no Prédio da Unilab, Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n, Baixa Fria, São Francisco do Conde/BA.

Para participar do Letra & Música, é necessário cumprir os seguintes pré-requisitos:

1) ter violão para praticar regularmente em casa;

2) gostar de rock ou pelo menos estar interessado e disposto a aprender sobre rock;

3) estar disposto a aprender a cantar os clássicos do Rock em inglês;

4) ter no mínimo 13 anos de idade.

Em termos de conhecimento, o projeto partiu das reflexões realizadas dentro do Grupo de Pesquisa da Unilab cadastrado no CNPq denominado Take 2: Audiovisual e Música Popular. Este projeto é também liderado pela professora Marli Rosa, que explica:“Quando abriu o edital da Proex de Apoio a Grupos Artísticos, visualizei uma ótima oportunidade de elaborar um projeto que oferecesse à população de São Francisco do Conde e cidades vizinhas o ensino integrado de Música Popular e Língua Inglesa, duas de minhas paixões desde criança e áreas de conhecimento em que atuo como professora universitária e pesquisadora.”

Ainda segundo a professora, “O aluno do nosso projeto terá a oportunidade única de aprender a tocar e cantar em inglês alguns dos principais clássicos do Rock, porém com um grande diferencial: adicionaremos às canções o nosso toque brasileiro através da inserção da percussão brasileira, tanto indígena como afro-brasileira, com instrumentos que os próprios alunos vão aprender a confeccionar nas nossas oficinas a partir de materiais recicláveis, como o bambu, sementes, canos de pvc, garrafas pet, cipós, entre outros”.

Em termos de música brasileira conhecida mundialmente, Marli destaca que, para elaborar o projeto, buscou inspiração musical na obra de artistas brasileiros como Jorge Ben Jor, que desenvolveu o chamado samba rock nos anos 1960 e que foi objeto de análise em sua tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e, em especial, as bandas Sepultura e Angra, que na década de 1990 inovaram ao adicionar elementos da música nacional ao subgênero Heavy Metal.

“Até o final do ano, nós da equipe do Letra & Música da Unilab e nossos alunos estaremos afinados para realizar apresentações musicais em São Francisco do Conde e região. Fico muito feliz de poder fazer parte dessa iniciativa, que com certeza vai se beneficiar do talento musical do povo baiano, principalmente o ritmo”, Conclui Francisco Bessa, bolsista do projeto que, além de discente do Curso de Bacharelado em Humanidades, é músico.

Comentários encerrados.