“1º Brincar na Unilab” acontece nesta segunda-feira (5)

O “1º Brincar na Unilab: todo mundo brinca se você brinca” acontecerá na nesta segunda-feira (5), em alusão ao Dia Internacional do Brincar, comemorado dia 28 de maio, a partir das 14 horas, na área de convivência do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, com diversas atividades e brincadeiras com a comunidade de Redenção como: área de pintura, desenho, massinha de modelar, cama elástica, confecção de brinquedos, área de faz de conta, bolinha de sabão, entre outras tradicionais.

O evento é organizado pela professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Lucilene Rezende Alfanfor, coordenadora do projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Pedagogia e do Bacharelado em Humanidades (BHU). Tem o apoio do projeto AFRODITA (Afrodita: a arte, o brincar, o cantar e o dançar nas educações interculturais), CIADI (Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil), Life (Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores), Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), CELULA (Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer).

Outras atividades do grupo
Os estudantes que cursam as disciplinas Tópicos Especiais II e Estágio na Educação Infantil, ministradas pela professora do IHL, Lucilene Renzende, visitaram, no último mês de abril, o Instituto de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), para conhecer os diversos projetos desenvolvidos pelo CELULA e à unidade do “Brincarmóvel”, brinquedoteca itinerante na Casa José de Alencar, administrada pela UFC.

Brincarmóvel na Casa José de Alencar/UFC

Segundo Lucilene, a atividade de campo faz parte do projeto de consolidação da Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unilab, com o intuito de apresentar aos seus alunos experiências consolidadas em bases epistemológicas do conhecimento nos campos da ludicidade, do brincar, das brincadeiras, dos brinquedos e jogos.

Participação dos estudantes da Unilab nas atividades lúdicas do projeto CELULA/UFC

O programa CELULA é coordenado pelo idealizador, professor do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida com intuito de fortalecer o vínculo entre teoria e prática pedagógica e o conhecimento da realidade brasileira na área da cultura lúdica e o brincar. Além disso, o programa estrutura estudos, pesquisas e ações sociais sobre a importância do jogo, do brinquedo, da brincadeira, da cultura lúdica e do lazer através das atividades LABRINJO (Laboratório de Brinquedos e Jogos) e “Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer”.

Dia Internacional do Brincar
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999, para chamar a atenção, em vários países, ao direito de brincar, visando a conscientizar e a sensibilizar pais, educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança.

Estudante no LABRINJO e “Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer” da UFC

Comentários encerrados.