Unilab e entidades promovem Curso de Formação Política para Mulheres

A Unilab, por meio do Projeto de Extensão Diálogos Urbanos, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), o Instituto Bárbara de Alencar e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreira e Acarape (Sinsemba), estão promovendo o Curso de Formação “Fortalecimento político das mulheres para garantir e ampliar os direitos, promover a igualdade no mundo do trabalho e a autonomia econômica”.

O Curso, certificado pela Unilab e que teve seu primeiro módulo realizado em 01 de julho na cidade de Barreira, no Maciço de Baturité, terá carga horária total de 50 horas, composto por módulos, rodas de conversa e seminários.

Os módulos abrangem os seguintes temas:

“A desigualdade entre homens e mulheres como construção social”;

“Formas e expressões das relações sociais de sexo/gênero na sociedade”;

“Situação das Mulheres nos espaços em que atuam, empoderamento das Mulheres e participação nos espaços de poder”;

“Políticas Públicas para as Mulheres, enfrentamento a violência doméstica”.

Participam como cursistas dirigentes sindicais e mulheres filiadas ao Sindicato, de variadas categorias, comunidades e locais de trabalho, incluindo professoras e outras trabalhadoras da educação, profissionais da saúde, lideranças comunitárias e sindicais, trabalhadoras rurais e da agricultura familiar, gestoras e técnicas municipais.

O Sinsemba historicamente fortaleceu a luta das mulheres e proporcionou ações para seu empoderamento nos espaços de trabalho e de vida. Fortalecendo essa atuação, o Curso promove uma formação política que aprofundará temas relacionados à vida das mulheres, criando condições para qualificar sua participação nos espaços em que atuam.

Desta forma, busca construir coletivamente uma agenda que possa orientar processos educativos, mobilizar agentes sociais e pautar demandas e propostas concretas para órgãos e agentes públicos, em quatro eixos: (1) revelar, discutir e enfrentar desigualdades sociais de gênero; (2) fortalecer a participação de mulheres em espaços decisórios e de poder; (3) propor ações que visem o enfrentamento de violências contra as mulheres; (4) subsidiar discussões que promovam o empoderamento de mulheres.

Metodologicamente, segundo os organizadores “o Curso dialoga com as referências da educação popular e da pesquisa-ação, trabalhando com questões e palavras geradoras, promovendo apropriação de conceitos, fortalecendo espaços de escuta das mulheres, mobilização social e solidariedade e construindo propostas e ações coletivas”.

Como Formadoras, o curso contará com convidadas do Sinsemba, docentes e discentes da Unlab. As Rodas de Conversa serão desenvolvidos pelas cursistas, com a mediação das discentes da Unilab, em suas comunidades e locais de trabalho, nos seguintes territórios do município de Barreira: Centro, Córrego, Cajueiro, Lagoa Grande e Lagoa do Barro, contemplando as comunidades adjacentes. Ao final do Curso, ocorrerá um Seminário Municipal de apresentação das experiências vivenciadas, assim como um Seminário na Unilab para entrega dos Certificados.

O Curso, que tem previsão para terminar em novembro de 2017, tem como coordenadoras a Presidenta do Sinsemba, Aparecida Castro, a Secretária de Formação do Sinsemba e Formadora Nacional, Carmem Silvia, e a professora  Janaina Lobo, do Curso de Sociologia da Unilab.

 

Comentários encerrados.