Unilab confere grau de “Professor Titular” para a docente do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza

Professora do ICEN, Cleide da Silva Leite, durante a apresentação da Defesa do Memorial.

Professora do ICEN, Cleide da Silva Leite, durante a apresentação da Defesa do Memorial.

A professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a doutora Cleide Maria da Silva Leite, realizou, na tarde desta quinta-feira (6), no Campus das Auroras, Bloco C, 2º andar, Sala 214, a apresentação da “Defesa de Memorial”.

Esta apresentação é ato público e a sua aprovação é um dos requisitos necessários para promoção da servidora da carreira do Magistério Superior da Classe D, Nível IV, denominado Professor Associado, para a Classe E, denominado Professor Titular, última classe a ser atingida na carreira.

Em sua apresentação, Cleide da Silva Leite fez um relato da sua trajetória educacional, que foi do ensino fundamental em escola pública ao Doutorado em Ciências, pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Até aqui ela tem participado ativamente da vida acadêmica por meio de orientações, pesquisas, atividades de extensão, publicações em revistas reconhecidas, participações em comunidades e fundações científicas, dentre outras atividades.

Foi professora do Ensino Médio e começou a lecionar no Ensino Superior na Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Cheguei nessa universidade ainda em sua fase de implantação. Tinha apenas três blocos e as estradas eram carroçais. Sai de lá devido a distância e porque passei em primeiro lugar no concurso para Universidade Federal do Piauí (UFPI)”, contou Cleide da Silva.

Na UFPI, ela permaneceu por 20 anos, consolidando nessa universidade sua carreira no Magistério Superior. “Tudo o que eu sou, agradeço a essa universidade”, ressaltou. Em 2015, ela veio para a Unilab, onde, atualmente, ocupa o cargo de coordenadora da Licenciatura em Química.

“Na minha trajetória profissional aprendi que quem vence nem sempre é o mais inteligente, mas aquele que é mais determinado, que está disposto a trabalhar e trabalhar para atingir seus objetivos”, afirmou a Cleide da Silva, que é a terceira servidora da Unilab a atingir o patamar de “Professor Titular”

Sobre a docente

Cleide da Silva Leite possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Ceará (1989), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutorado em Ciências, pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi professora da Universidade Federal do Piauí por 20 anos, onde desenvolveu atividades de Ensino e Pesquisa. Atualmente é professora Associada 4 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e está como coordenadora da Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase no ensino de Química Geral, Química Inorgânica, materiais, polímeros, caraterização de materiais e análise térmica. Faz pesquisa com ênfase em materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros (blendas e compósitos), argilas e fibras naturais.

Participaram da Comissão Especial Julgadora

Dra. Maria Clarete Cardoso Ribeiro – Unilab (Presidente e Membro interno)
Dr. Antônio Carlos Magalhães – Universidade Federal do Ceará (Membro externo)
Dr. Lindomar Roberto Damasceno da Silva – Universidade Federal do Ceará – (Membro externo)
Dr. Aluísio Marques da Fonseca – Unilab (Secretário)
Dra. Andrea Gomes Linard – Unilab – (Membro interno)

 

Comentários encerrados.