Por meio do Grupo de Pesquisa Geofilosofia,  a Unilab irá integrar o Master Mundus Europhilosophie

A Unilab, por meio do  Grupo de Pesquisa Geofilosofia, com o apoio do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), irá integrar o Master Mundus Europhilosophie. Este Programa de Mestrado em Filosofia é oferecido por um consórcio de universidades desde 2006 e foi renovado pela Agência Européia de Educação, Cultura e Audiovisual para o período de 2018/2023 com o título “Filosofias alemãs e francesas: questões contemporâneas”.

A Unilab passa a integrar o programa enquanto universidade associada através da participação do Grupo de Pesquisa Geofilosofia que deve organizar, sob a coordenação do professor Cleber D. L. da Silva, do IHL, um estágio intensivo de formação em Geofilosofia, Filosofias Africanas e Pensamento Decolonial para estudantes do Master Mundus Europhilosophie. A cooperação prevê ainda uma bolsa para seleção de discente egresso da Unilab para integrar o Master Mundus EuroPhilosophie.

Mais detalhes sobre o Programa Master Mundus Europhilosophie e a participação da Unilab enquanto universidade associada poderá ser acessada em breve nos sites da Unilab, do Programa Master Mundus Europhilosophie e no Grupo de Pesquisa Geofilosofia.

Segundo seu coordenador geral desse Programa, Jean-Christophe Goddard, da Universidade de Toulouse II, o mestrado “assume plenamente a função problematizante e crítica da filosofia preparando tanto para a pesquisa quanto para a intervenção intelectual na sociedade, envolvendo os campos da filosofia social e política, da teoria das práticas artísticas, dos pensamentos feministas e decolonial, da ética do cuidado”.

Além disso, reforça o coordenador, a proposta volta-se para a “mundialidade da filosofia”, na medida em que coloca “a filosofia europeia em discussão com as filosofias contemporâneas no contexto latino-americano, africano e oriental, além de oferecer complementos de formação pluridisciplinar em Artes e Letras e em Ciências Humanas e Sociais”.

O Programa seleciona estudantes de diversos países do mundo para uma formação de excelência em filosofia que prevê a concessão de bolsas para mobilidade em universidades parceiras na Europa, nas Américas e na Ásia. As universidades europeias reunidas na cooperação são: Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès (Universidade Coordenadora – França), Universidade Católica de Louvain (Bélgica), Universidade de Wuppertal (Alemanha), Universidade Carolina de Praga (República Tcheca), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha).  As universidades não europeias associadas são: Universidade de Memphis (Estados Unidos), Universidade Federal de São Carlos (Brasil), Escola de Altos Estudos em Ciências Econômicas (Rússia), Universidade de Seul (Coréia do Sul), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade das Índias Ocidentais (Jamaica), Universidade de Connecticut (Estados Unidos).

 

Comentários encerrados.