Clube de Français exibe filme “Cuba: uma odisseia africana” nesta quarta (26)

Na próxima quarta-feira (26), o projeto Clube de Français: Francophonie à L’Unilab, em parceria com o Grupo de Pesquisa África Contemporânea e Aliança Francesa-Fortaleza, vinculados ao Programa de Bolsa de Extensão Línguas Estrangeiras e Portuguesas (Pibelpe), exibirá o filme “Cuba, une Odyssée Africaine”, a partir das 16h30, no Auditório do bloco didático, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

O documentário foi dirigido por Jihan El-Tahri e conta a história da Guerra Fria no seu cenário mais desconhecido: a África. O longa-metragem, revela um episódio importante do combate entre leste e oeste para ocupar posições estratégicas e controlar matérias-primas e fontes de energia, cujas repercussões explicam a África de hoje, onde soviéticos queriam prolongar sua influência a um novo continente, EUA aspiravam se apropriar de riquezas da África, antigos Impérios sentiam escapar sua potência colonial, jovens nações defendiam sua independência adquirida. Esta guerra dita “fria” e seus conflitos “por procuração”, desde a epopeia tragicômica de Che Guevara, no Congo, até o triunfo da batalha de Cuito Cuanavale, em Angola, Cuba.

A atividade é uma realização do Club de Français: Francophonie à l´Unilab, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Meire Cabral, em parceria com o Grupo de Pesquisa África Contemporânea, coordenado pela professora Larissa Gabarra, que fazem parte do Programa de Bolsa de Extensão Línguas Estrangeiras e Portuguesas (Pibelpe), em parceria com a Aliança Francesa (Fortaleza).

Comentários encerrados.