I Jornada e I Colóquio Intesol começam nesta quarta-feira (18)

Começam nesta quarta-feira (18) a I Jornada e I Colóquio Intesol/Unilab, no Campus das Liberdade, em Redenção/CE, realizados pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

A primeira atividade é a Feira Agroecológica da Unilab, nesta quarta-feira (18) pela manhã, a partir das 8 horas, no Campus da Liberdade. Haverá ações voltadas à comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar do Maciço de Baturité, além de palestra com a professora Jaqueline Sgarbi, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab), Ribamar Furtado (UFC) e José Carlos Ferreira, com o tema “Segurança alimentar, produção, elaboração e consumo de alimentos e sua relação com o desenvolvimento”.

Já nos dias 19 e 20 ocorrem as oficinas. Um ônibus sairá do Campus da Liberdade para o local das atividades e cada participante receberá bolsa, crachá, camisa e pasta, além da certificação.

Os eventos buscam revitalizar as práticas em economia solidária, evidenciando-a através de ações de ensino, pesquisa e extensão com a temática “Alimentação, Nutrição e Saúde Emocional”.

Segundo a coordenação da Incubadora, será um momento para pensar a relação de contribuições entre a universidade e o território do Maciço de Baturité/CE. As práticas em economia solidária serão demonstradas através do lançamento da Feira Agroecológica na universidade; realização de palestras nas escolas; mostra territorial; oficinas, mostra de arte; mostra de tecnologias, dentre outras. As oficinais são direcionadas aos técnicos, professores e estudantes da instituição, dentre elas: Produção de artesanato com aproveitamento de resíduos de madeira, Produção de Pífano com materiais alternativos, Segurança Nutricional e Alimentar: Elaboração de Pratos da Culinária dos países da CPLP e outras.

A realização do I Colóquio busca trazer a produção de conhecimentos e a relação com o senso comum, sendo um momento de produção, reprodução e troca de saberes na Unilab.

Comentários encerrados.