Aberto prazo para submissão de trabalhos do II Seminário de Estudos Africanos

Estão abertas as inscrições de trabalhos para os cinco Grupos de Trabalho (GT’s) do II Seminário de Estudos Africanos, que acontece de 5 a 7 de abril de 2018, nas dependências da Unilab no Ceará. Até o próximo 20 de janeiro, os interessados poderão submeter suas pesquisas ao evento, que tem como tema “Estado, nação e cultura para além das fronteiras”.

Atendendo às normas para apresentação dos resumos, os autores devem escolher dentre os seguintes Grupos de Trabalho: 1) Gênero, corpo e poder: experiências e abordagens na construção da descolonização epistêmica; 1) Religiões na África; 3) Colonialidade do saber e as epistemologias do sul: a descolonização da mente como possibilidade emancipatória; 4) Africanidades e educação: sujeitos, linguagens e práticas; e 5) Literaturas e artes africanas e afro-brasileiras: questões do presente. Os trabalhos selecionados serão divulgados até 28 de fevereiro.

O Seminário é resultado do Grupo de Pesquisa África Contemporânea, coordenado pela professora Larissa Oliveira e Gabarra, em colaboração com o professor Fábio Baqueiro Figueiredo, ambos da Unilab, além de Jacky Maniacky, chefe do Departamento de Culture & Societé, do Museu Real da África Central da Bélgica.

“A proposta, que foi contemplada no edital de BPI da FUNCAP (2015), teve como objetivo olhar para as independências da RDC e de Angola, por meio da participação dos Bakongos, independente da fronteira colonial que os divide, discutindo categorias como raça, etnia, cultura e nacionalismo”, explica a organização do evento. Já estão confirmadas as presenças de Marissa Moorman, Marcelo Bittercourt, Jean Bosco Kakozi Kashindi, Wasawulua Daniel​, Jacky Maniacky, Paulo Lara​ e Cristina Pinto.

Confira abaixo a descrição dos GT’s e as normas de submissão:

Download (PDF, 214KB)

 

Comentários encerrados.