Sistema de Bibliotecas da Unilab comemora sete anos nesta sexta-feira (25)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Sibiuni/Unilab) completa sete anos nesta sexta-feira (25). O sistema é composto por três bibliotecas – localizadas no Campus da Liberdade, em Redenção, e na Unidade Acadêmica dos Palmares, ambas no Ceará, e a biblioteca do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA – e ainda pelos setores de Processamento Técnico, Seleção e Aquisição, Estudo de Usuários e Repositório e Biblioteca Digital.

O Sibiuni dispõe, atualmente, de um acervo de aproximadamente 49 mil exemplares de livros, distribuídos nas três bibliotecas, sendo o responsável pelo fornecimento de informações de qualidade, assim como pela direção, administração, expansão e divulgação dos recursos informacionais necessários às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Técnico-Administrativas da universidade.

Além da consulta local e do empréstimo domiciliar, que no ano de 2017 passou a ser automático via Sistema Pergamum, o sistema oferece também aos usuários o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, serviços de orientação na utilização de bases de dados e nas pesquisas bibliográficas, auxílio às buscas no catálogo online, visitas orientadas às bibliotecas, orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos, treinamentos e cursos aos usuários, elaboração de ficha catalográfica e preservação e disponibilização da produção científica da Instituição.

A equipe do Sibiuni é formada atualmente por nove bibliotecários e três assistentes em Administração, contando ainda com a colaboração de 15 assistentes de Apoio à Gestão.

A diretora do sistema, Elineuza Ferreira, ressalta o engajamento da equipe em prestar um serviço de excelência à comunidade acadêmica. “Embora cientes de que há ainda muitas conquistas a alcançar, principalmente em relação à efetivação e à ampliação dos espaços físicos disponíveis, parabenizamos a todos que contribuem diariamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários do Sibiuni”, destaca.

 

Comentários encerrados.