Seminário Temático aborda ética, relações de trabalho e saúde mental

No último dia 22 de maio, aconteceu no Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o terceiro Seminário Temático, com o tema “Ética, Relações de Trabalho e Saúde Mental”. Esta versão do evento foi realizada pela Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT) e pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), vinculadas à Superintendência de Gestão de Pessoas da Unilab.

A mesa foi composta pela vice-reitora da Unilab, a professora Lorita Pagliuca, pelo presidente da Comissão de Ética, o professor Luis Gustavo, pelo representante do Comitê em Direitos Humanos, o professor Itacir Marques, e por três professores convidados, Cássio Braz, Pablo Pinheiro e Regina Maciel. Na mediação, a servidora Fabiana Bizarria, psicóloga do trabalho.

Com a presença de servidores, alunos e terceirizados, o encontro aprofundou a discussão sobre a relação saúde e trabalho, considerando as particularidades do serviço público. Abordou, ainda, questões sobre ética; pacto universitário contra a violência, assinado entre a Unilab e o Ministério da Educação; trabalho na contemporaneidade; qualidade de vida no trabalho e assédio moral.

Após a abertura para debate com os participantes, foram realizados sorteios de brindes para os presentes no auditório e para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Como resultado do movimento de planejamento do seminário, que envolveu os membros da mesa, as equipes da DDP e da DSSQVT, além da Corregedoria e Ouvidoria da Unilab, a professora Lorita apresentou a Portaria GR nº 563, de 2018. Por meio dela, fica instituída uma comissão responsável por montar uma proposta em torno de uma resolução que aborde questões sobre violência, sobretudo a violência no trabalho.

Comentários encerrados.