Projeto “Roda de Estudos Linguísticos e Literários” da Bahia abre inscrições

O projeto de extensão “Roda de Estudos Linguísticos e Literários”,  coordenado pelos professores do Instituto de Humanidades e Letra (IHL) do Campus dos Malês/BA, Lavínia Jesus e Igor Graciano, abre inscrições para participar das atividades de discussão de textos das áreas de linguística e literatura na universidade.

Os interessados, público-alvo: estudantes e servidores da Unilab e público externo, devem se inscrever preenchendo o Formulário Eletrônico, até o dia 27 de julho, e responder o questionário a fim de traçar o perfil dos participantes. O resultado será divulgado no Portal da Unilab na próxima semana, terça-feira (31).

Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, das 14h às 17h, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, a partir da próxima quinta-feira (2), até o mês de outubro (dia 4).

Segundo a coordenação do projeto, ler e argumentar são hoje duas exigências que se fazem a qualquer estudante universitário. Na área de Linguística, faremos a reflexão de textos que vão da leitura à argumentação, sempre sob a ótica da coesão e coerência. O aluno vai refletir sobre o processo de construção de textos alheios para depois chegar ao seu.

O projeto de extensão “Rodas de Estudos Linguísticos e Literários” foi concebido a partir da  importância da discussão de textos das áreas de linguística e literatura na universidade. Assim, entre vários, o principal objetivo desse projeto é fomentar o gosto pela leitura acadêmica. O desenvolvimento do projeto se dará em encontros para a discussão de artigos selecionados pelos organizadores.

A ideia, por fim, dentro do amplo espectro do curso de Letras é refletir sobre alguns pontos de contato e diferenças da natureza e procedimentos das áreas de linguística e literatura.

Na área de literatura, uma vez que o texto literário guarda uma dimensão estético-artística, abordaremos os limites entre a abordagem científica, própria da produção acadêmica, e os gêneros literários por meio dos quais é possível tanto aproveitar o prazer da leitura quanto empreender uma reflexão crítico-teórica. Leituras de artigos acadêmicos serão realizadas, com abordagem de aspectos da realidade, comparando-os com ensaios e crônicas literárias de escritores e escritoras que se utilizam da expressão literária ao mesmo tempo em que fazem uma reflexão teórica complexa de desse mesmo aspecto da realidade.

Para outras informações, entrar em contato pelo email: (laviniajesus@unilab.edu.br)

Comentários encerrados.