“Movimento histórico na educação de surdos” foi tema da Aula Aberta do Curso de Pedagogia

Temática da Aula Aberta: “Movimento histórico na educação de surdos”

Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro, instituído por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil, o curso de licenciatura em Pedagogia promoveu na última quarta-feira (26) a Aula Aberta com a temática: “Movimento histórico na educação de surdos”.

Temática apresentada pelo estudante Manoel Martins

O evento aconteceu no Auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE como uma ação da componente curricular de Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e da Aprendizagem, ministrada pela docente do Instituto de Humanidades (IH), a psicóloga social Fátima Bertini.

A Aula Aberta foi realizada pelo estudante surdo dessa componente curricular, Manoel Martins que se dispôs a ministrar o tema: “Movimento histórico na educação de surdos”, em alusão ao Dia Nacional do Surdo. O evento contou com o apoio dos tradutores e intérpretes do Setor de Acessibilidade, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Seace/Propae), Tamara Vieira e Robson Moraes.

“Foi um momento rico de reflexões e ensinamentos sobre o tema da educação dos surdos”, declarou a professora do IH/Unilab, Fátima Bertini.