II Semana de História está com inscrições abertas até dia 5

“Regimes Autoritários e o Ensino de História” será o tema da segunda edição da Semana de História da Unilab, que acontecerá no período de 19 a 21 de fevereiro, nos campi do Ceará.

O evento é organizado pelos discentes, o Programa Pulsar de História e o colegiado do Curso de Licenciatura em História, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), que tem como coordenador o professor Sérgio Barreira.

A inscrição estão abertas, que para ouvinte é gratuita. A apresentação de trabalhos será cobrada uma taxa de R$ 10,00 (discente) e R$ 30,00 (docente) por participante (não por trabalho apresentado) e ambos terão garantida certificação. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrições até o dia 5 (terça-feira).

Entre as atividades do evento, com abrangência em ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes e discentes de diversas instituições, está previsto a realização de Mesas de Debates, Cine-debates, Grupos de Trabalho (GTs), Oficinas, Minicursos, lançamentos de livros de professores da Unilab e apresentações artístico-culturais.

Promover a reflexão do histórico, bem como abranger as dimensões interdisciplinares inerentes ao fazer da universidade em seus diferentes campos de produção de saberes, este é o principal objetivo do evento, que pretende ampliar diálogos referentes às contribuições da história à análise e reflexões quanto à formação e prática de docentes-pesquisadores.

A escolha e discussão da temática busca abordar problemáticas subjacentes aos processos educativos e suas contribuições para a constituição de concepções e repertórios quanto às experiências vivenciadas  em contextos políticos autoritários.

Outras informações pelo email (semanadehistoriaunilab@gmail.com).

Visite o site do Evento e fique por dentro da Programação!

Inscrição de GT

 

Convidados:

Dia 19 – Mesa de Abertura – “Regimes Autoritários e o Ensino de História”

Astrogildo Fernandes é professor Dr em Educação, Licenciado em História investiga temáticas de Ensino de História, formação histórica, consciência histórica, juventudes etc e atualmente é Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dia 20 – Mesa 2 – “Ensino de História e Formação – Estágio Supervisionado”

Socorro Lucena é professora Dra em Educação com experiência em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação contínua e professores.

Dia 21 – Mesa de Encerramento – “1964, o dezoito Brumário da burguesia brasileira” e lançamento da obra literária “Em Defesa da Liberdade“, da professora Fernanda Pinheiro, Editora Fino Traço.

Fabio José de Queiroz é professor Dr em Sociologia, Licenciado em História, pesquisa temas na área da História sobre América Latina, militares, marxismo e classes sociais. Atualmente é Professor na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Fernanda Domingos Pinheiro é professora da Unilab, doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Possui mestrado em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense e bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

O curso de História
O curso de Licenciatura em História da UNILAB coordenado pelo professor Sérgio Barreira, alcançou, em abril de 2018, nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). O seu Projeto Pedagógico (PPC) baseia-se na formação em dois ciclos: a primeira, formativa em humanidades, com o Curso de Bacharelado em Humanidades, a segunda, especifica em Licenciatura em Historia ou como chamamos, terminalidade. O curso é em regime semestral, presencial, com carga horária de 3.345 horas distribuídas em 6 (seis) semestres, em período noturno. O curso atualmente conta com 18 doutores em seu corpo docente. Confira a matéria!

Comentários encerrados.