Curso de Licenciatura em Matemática da Unilab realiza sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

Manfinapul Blez, estudante guineense da Unilab | Foto: Icen/Unilab

Com a pesquisa “Campos de vetores conformes no Espaço Euclidiano”,  o estudante guineense, Manfinapul Armando Blez, do curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), realizou a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, no início do mês de abril, em Redenção/CE.

Cerca de 60 pessoas, entre docentes, estudantes, pesquisadores e convidados) estiveram presentes na sessão de defesa do guineense. A coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática/Icen, a professora Danila Fernandes Tavares, abriu os trabalhos destacando a importância do momento para o Curso, que iniciou suas atividades em 2015 e está formando seus primeiros discentes para o mercado de trabalho.

Danila Tavares, professora do Icen/Unilab e coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática | Foto: Icen/Unilab

O estudante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), oriundo do continente africano, da Guiné-Bissau, país parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), obteve destaque, no início deste ano, com a publicação do artigo científico “Generalizando ternos pitagóricos” na edição nº 98, da Revista do Professor de Matemática (RPM) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), sob a orientação do professor do Icen, João Francisco da Silva Filho (doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com enfase em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial).

A banca examinadora contou com a participação dos professores: Rafael Jorge Pontes Diógenes, coordenador acadêmico institucional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat/Unilab) e do professor do Departamento de Matemática da UFC, Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, membro da Academia Brasileira de Ciências.

Defesa do TCC de Manfinapul Blez, com participação dos professores: Rafael Diógenes, João Francisco (Unilab) e Ernani Júnior (UFC)| Foto: Icen/Unilab

Curso de Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), iniciou suas atividades em 2015, conforme Resolução n° 06/2014, de 07 de março de 2014. É focado no Magistério da Educação Básica, tem carga horária de 3.590 horas, regime semestral, com período integral (matutino e vespertino), divididos em nove semestres. O ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), para brasileiros e Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE), para estrangeiros. a Unilab oferece 50 vagas por seletivo anual.

Um dos pilares de atuação da instituição visa o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos (em todos os níveis), assim como com o setor produtivo, aspirando à formulação de projetos pedagógicos que tenham forte inserção nos campos de atuação profissional, e a implantação e desenvolvimento de programas/projetos de pesquisa e Extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados na realidade local do Maciço de Baturité e dos países parceiros, sobretudo no que diz respeito à demanda de docentes que atuem na educação básica na área de Matemática.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat)

PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Comentários encerrados.