Egresso da Unilab conquista bolsa de mestrado no Canadá

André Oliveira, egresso do Curso de Engenharia de Energias do IEDS/Unilab | Foto: Divulgação

O egresso do Curso de Engenharia de Energias, vinculado ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS/Unilab), André Luiz Barros de Oliveira, conquistou um vaga no mestrado em Engenharia de Sistemas Industriais na Faculdade de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Regina, província de Saskatchewan, no Canadá e receberá uma bolsa de estudos ofertada pelo Programa Mitacs Globalink Graduate Fellowship.

O estudante do IEDS começou seu primeiro intercâmbio no Canadá como bolsista do programa Ciências sem Fronteiras (CsF/Unilab), entre janeiro de 2014 e maio de 2015, destacou ressalta a relevância do extinto programa para a sua fluência em inglês e pela abertura de novas oportunidades como estudante e pesquisador no exterior, como o estágio em 2018 e o mestrado em 2019.

O programa de estágio e pesquisa realizado na Universidade de Regina, em 2018, ofertado pela organização canadense Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Mitacs Globalink) foi, para André, relevante para a aprovação no mestrado. Durante a ocasião, atuou na Implementação e Aplicação de Sistemas Inteligentes em alguns problemas de engenharia frequentemente encontrados na indústria/prática.

“O Programa CsF/Unilab foi um divisor de águas na vida de muitos bolsistas que tiveram a oportunidade de realizar estágios em excelentes centros de pesquisa acadêmica no exterior, permitindo a estudantes, assim como o André, o pontapé inicial para o aperfeiçoamento que lhe abriu as portas para oportunidades como a da bolsa de mestrado ofertada pelo Programa Mitacs”, declarou Sérgio de Moura, professor do ILL e coordenador do programa Ciência sem Fronteiras CsF/Unilab à época em que estudante fez seu primeiro intercâmbio.

Além da bolsa ganha para o mestrado no Canadá, atualmente, o estudante é mestrando em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e aluno de MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP).

Agradecimentos

À Unilab e ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e, em especial, ao apoio dos professores doutores Aluísio Marques (ICEN), Humberto Ícaro, Karolinny de Lima e Sérgio Servilha (IEDS), Sergio de Moura (ILL), à vice-reitora  e professora Andrea Linard e ao assistente em administração Pedro Henrique Rodrigues.

Programa Mitacs

O Mitacs é um órgão de pesquisa sem fins lucrativos que, em parceria com o governo, universidades e indústrias canadenses, opera programas de pesquisa e treinamento em áreas relacionadas à inovação industrial e social. Para aumentarem as chances de se obter bolsas de estágio ou de pós-graduação pela organização, os candidatos devem buscar a fluência em inglês e o aperfeiçoamento de seu currículo acadêmico.

Comentários encerrados.