Grupo Diálogos Urbanos firma parceria com desenhista cearense André Dias

Data de publicação  25/07/2019, 13:43
Assembleia Estudantil da Unilab. Pátio do Campus da Liberdade, Redenção/CE | Imagem: Diálogos Urbanos

O Grupo Diálogos Urbanos, vinculado ao Grupo de Extensão e Pesquisas Urbanas (GIPU), coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Eduardo Machado, em articulação de ações de extensão, pesquisa e educação, efetivou parceria com o desenhista e educador, André Dias, o qual trabalha com diferentes linguagens artísticas para a produção de Sketchs que retratem o cotidiano urbano das cidades de Redenção e de Acarape, no interior do estado do Ceará, nordeste brasileiro.

As duas cidades foram impactadas pela implantação de uma Universidade Federal Pública, em 2011. O foco principal é a presença das juventudes no cotidiano urbano, particularmente os/as estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com suas demandas, desafios, mobilizações e construções coletivas. Considerando que essas juventudes vivenciam situações problemáticas, lutam por direitos e participam da produção social do espaço urbano, no cotidiano urbano, inclusive ao ocupar e usar espaços públicos e espaços coletivos de uso comum.

Como parte desse processo criativo, apostando no diálogo entre arte, conhecimento científico-acadêmico e luta pelo direito à educação e pelo direito à cidade, e fortalecendo as potências e as resistências das juventudes, divulgamos/partilhamos os dois primeiros sketchs.

Galeria Abolição. Bar Kalu. Redenção/CE | Imagem: Diálogos Urbanos

Sketch

Os sketchs são desenhos realizados a partir da observação direta, no caso, das cidades de Acarape e Redenção, enquadrando cenas, paisagens, arquitetura, costumes, tipos e moradores da região, atentando para a diversidade e pluralidade. As técnicas utilizadas são a aquarela, nanquim hachureas e nanquim aguado sobre papel Montval 300g. As dimensões de cada sketch serão de 21cm X 15cm.

Outras informações no Facebook do Diálogos Urbanos ou pelo email (dialogosurbanosunilab@gmail.com)

Sobre o artista

André Dias Araújo, cearense, desenhista, que realiza trabalhos nas  realizador e instrutor de animação. Experiências em Artes Visuais e Afecter Efects, além de edição de vídeos. Atua na área de animação (realizador e instrutor), História em Quadrinho (HQ) e ilustrações e desenhos em geral.

Para o desenhista, a atividade de sketch é recente, começou a partir de abril deste ano, assim “a experiência com os sketchs é totalmente diferente, o desenho de observação direta tem peculiaridade distinta (observar proporções, relações entre objetos, distancias, perceptivas. Cada sketch é uma história e isso tá me fascinando”, declarou André Dias.

Trabalhos realizados, resultado de cursos de animação para estudantes do ensino médio:

Outras informações: (85) 99859 3805 ou no email (andancas72@gmail.com).