I Semana de Zoologia traça um painel, englobando ensino, pesquisa e extensão, sobre os animais do Maciço de Baturité

Equipe responsável pela realização da I Semana de Zoologia

Entre os dias 26 e 29 de agosto, aconteceu, nos Auditórios do Campus das Auroras, em Redenção/CE, a I Semana de Zoologia, organizada pelo professor Roberth Fagundes e os alunos do Grupo de pesquisas em Diversidade, Comportamento e Interações Animais, o Interzoa, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN).

O evento reuniu alunos e professores da Unilab, técnicos, professores de outras universidades, órgãos públicos e privados, além de estudantes das escolas da região do Maciço de Baturité. Houve discussão, aprendizado e divulgação, que englobou o ensino, pesquisa e extensão, sobre os animais do Maciço de Baturité.

No dia 26 aconteceu uma reunião com representantes dos Institutos e cursos do ICEN, e uma apresentação artística baseada em cordel, seguida da palestra de abertura com a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Cecília Licarião, e apresentação de trabalhos pelos alunos da Unilab.

No dia 27, os alunos do Interzoa divulgaram seus trabalhos, e houve palestras sobre zoologia aplicada, com os professores João Gutemberg e Marcelo Casimiro, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

No dia 28, os alunos do curso de Biologia receberam escolas da Região do Maciço para uma grande exposição de animais da Coleção Didática de Zoologia, do Laboratório de Zoologia da Unilab, e para uma palestra show com a bióloga do Sítio Tibagi, que trouxe alguns animais vivos para interação com o público. A programação desse dia foi encerrada com uma palestra sobre bioética e animais de laboratório com a veterinária do biotério da Unilab, Anelise Alves.

No último dia do evento (29), houve um seminário sobre a Biodiversidade Animal dos Países Lusófonos, proferida pelos alunos do Curso de Ciências Biológicas do ICEN; uma palestra sobre o ensino de zoologia na educação básica com José  Feitosa, professor da Universidade Federal do Ceará; e uma mesa redonda sobre ensino de biologia animal nas escolas do Maciço como o professor José Roberto, da UFC, as professoras do ICEN, Marcia Sousa e Vanessa Nogueira, os alunos do PIBID e da Residência Pedagógica da Biologia e Química, Brena Sales e Edilane Eduardo, e o professor da Secretaria de Educação, Francisco Bisneto.

“Em nome da organização da I Semana de Zoologia,  agradeço a todos os participantes: Seduc, Sema, Sítio Tibagi, UFC, as escolas de Redenção, Acarape e Baturité, a Unilab, pelo apoio logístico, e a comunidade acadêmica pelo prestígio e oportunidade”, finalizou Roberth Fagundes.

Comentários encerrados.