Diretoria do Campus dos Malês participa do I Seminário Forcampi e assume Coordenação Estadual

Foto: Renan Gomes

O Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) marcou presença no I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (Forcampi). O evento foi realizado entre 12 e 14 de setembro, em Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A diretora do Campus dos Malês, Mirian Reis, e dirigentes de outras 13 instituições federais de ensino e 22 campi avançados participaram do seminário que teve o intuito de defender e pensar em possibilidades de melhoria dos campi originados no processo de interiorização das universidades e institutos federais.

Discutir o presente e o futuro dessas instituições, a partir da troca de vivências e experiências de gestão, foi prática recorrente nos dias de evento, inclusive para Mirian Reis, que explicou ter percebido situações semelhantes à Unilab em mais de 300 campi. “Essa constatação, longe de causar um sentimento de conformismo, despertou em mim o desejo ainda maior de superação, pois, na partilha de experiência com outras/os dirigentes de campi fora de sede, percebi que, em algumas iniciativas, estou no caminho certo, bem como aprendi outras estratégias para viabilizar a consolidação e expansão do Campus dos Malês”, afirmou a diretora.

Mirian Reis, Diretora do Campus dos Malês

Ao longo do seminário, os gestores partilharam do interesse em integrar as instituições e puderam conhecer a realidade de vários campi que ficam em áreas de carência e com dificuldade de acesso, entre outras dificuldades.

“O Fórum evidenciou que a melhor estratégia de resistência é a que se constrói coletivamente, partilhando experiências, mas também construindo conjuntamente redes de apoio político, institucional e comunitário para atuar na defesa do ensino superior interiorizado, democrático, cidadão”, acrescentou Mirian, que defende a articulação com os demais atores.

Mirian e Joana Guimarães, reitora da UFSB e anfitriã do Encontro

Unilab na Coordenação Estadual do Forcampi

Com o objetivo de impulsionar o debate sobre a política educacional brasileira e promover maior participação, no encerramento do Forcampi foram estabelecidas as coordenações nacional, regionais e estaduais.

Um dos resultados positivos para a Unilab, além do momento de integração com diversos dirigentes, foi a indicação para a representação da Coordenação Estadual do Fórum. A diretora Mirian Reis e o professor Jaime Honorato Junior, do Centro Multidisciplinar do Campus de Barra da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), assumiram a Coordenação Estadual.

Para Mirian Reis, representar o estado no Forcampi é um desafio que “dá à Unilab um protagonismo na articulação com outras unidades na busca por apoios para as nossas unidades. A partir dessa articulação local, temos meios de pleitear junto às bancadas dos estados maior apoio em favor da educação, especialmente no sentido de sensibilizar os parlamentares para a necessidade de investimento para a consolidação e expansão dos campi em seus territórios”.

Renato Bochicchio é o novo coordenador nacional do Forcampi | Foto: Divulgação

A coordenação nacional ficou sob responsabilidade do professor Renato Bochicchio, diretor do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já a vice-coordenação nacional ficou a cargo de Peterson Andrade, diretor-geral da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Para Renato Bochicchio, “o Seminário buscou uma maior articulação e aproximação com os reitores das Ifes com o propósito de somar forças para apresentar as demandas ao Ministério da Educação (MEC)”, avalia.

Encaminhamentos

Na plenária de encerramento foi discutida e aprovada a Carta de Porto Seguro do Forcampi, que sintetiza a realidade dos campi, indicando as preocupações e apontando possíveis soluções para os entraves.

Um dossiê sobre o processo de criação do Forcampi foi apresentado e entregue ao Deputado Federal e Membro da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, Pedro Uczai. O material foi ainda enviado para a Comissão de Educação, para que os deputados federais conheçam as realidades dos campi fora de Sede e com estrutura Multicampi.

Conheça um pouco das instituições que participaram do Forcampi com o Caderno de Resumos, que representa a diversidade de realidades dos campi pelo país, e com o Mapa dinâmico dos campi fora de sede e multicampi das universidades federais.

O mapa apresenta o conjunto de dados georreferenciados dos campi, que serão progressivamente atualizados mediante adição de variáveis. O material está sendo desenvolvido pelo Projeto de Extensão “Observatório do Litoral Paranaense da UFPR Litoral.

Comentários encerrados.