Campus dos Malês recebe psicóloga para dois dias de atividades com servidores

Primeiro dia de palestra | Foto: Assecom

Com o intuito de trabalhar as relações interpessoais entre os servidores e promover um diálogo acerca dos contextos de trabalho, o Campus dos Malês recebeu, nestas quarta e quinta-feira (30/31), a psicóloga Fabiana Pinto de Almeida, servidora da Unilab lotada na Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), com exercício no Serviço de Saúde e Qualidade de Vida (SSQV), vinculado à Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT).

A ideia foi mesclar momentos de palestras, escuta terapêutica em formato
de plantão psicológico e visita aos setores do campus, propiciando uma
imersão. “Tivemos uma adesão bastante significativa e participativa dos TAEs do campus. Nesses dois dias foi possível dar um panorama de aspectos que envolvem autoconhecimento e comunicação, fazendo uma combinação entre eles”, explicou Fabiana, ao sentir o acolhimento nas palavras e olhares dos servidores participantes.

Outros aspectos debatidos foram as abordagens que levam ao autoconhecimento, com base na psicologia analítica, além das conduções de
conflito e a empatia como conexão entre os servidores, a partir da instituição do cuidado para com o outro.

Alan Argôlo, Contador do campus há pouco mais de 5 anos, elogiou a iniciativa da diretoria local, em articulação com os setores responsáveis
na Unilab/Ceará, e comentou as atividades. “Achei o momento bastante
importante. A profissional demonstrou muito conhecimento e nos envolveu da maneira apropriada, nos fez falar e nos expressar”. É a segunda vez que o servidor participa de eventos dessa natureza na instituição.

“Percebi que a categoria aderiu à proposta, participando e se envolvendo
com as palestras. Pudemos refletir sobre problemas verdadeiros na nossa
realidade e é essencial que tenham mais momentos como esse”, afirmou o
servidor. Na mesma direção, a psicóloga Fabiana defendeu uma agenda
sistemática dentro das possibilidades da instituição.

Segundo dia de atividades | Foto: Assecom

Quem também participou de todas as atividades foi Silvia Helena Moreira, Técnica em Segurança do Trabalho. Para ela, “a vinda de Fabiana foi de extrema relevância. Há muito tempo ansiamos por esse momento. Percebemos a necessidade entre os servidores e o reflexo disso foi visto no evento. A sala estava cheia nesses dois dias e acho que seria extremamente importante momentos semelhantes”, garantiu a servidora.

“Nós somos um núcleo pequeno e nele temos muito contato entre os setores; eles conversam muito entre si. Então, o que ela apresentou foi de muito proveito”, completou Silvia, que sugere a promoção de outros espaços de discussão acerca das relações interpessoais e saúde mental no ambiente de trabalho.

Sobre Fabiana Almeida 

Doutora e mestre em Administração, Fabiana de Almeida é também especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Servidora da Unilab, ela tem experiência profissional em Gestão de Pessoas e Psicologia do Trabalho. Possui experiência como docente em cursos de graduação e pós graduação e tem pesquisas na área de Educação, Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Epistemologia. Atua, ainda, como psicóloga e professora no Projeto E-Laborar: Estudos, Pesquisas e Práticas sobre Trabalho.

Comentários encerrados.