Unilab mundo afora: os egressos e suas valorosas conquistas

Às vésperas de completar uma década de atividades, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) coleciona histórias de vida, formações de grupos, fortalecimento dos cursos, renovação, conquistas e consolidação das parcerias. Assim, reafirma seu projeto educacional exitoso a partir dos pilares da Integração, Internacionalização, Interiorização e Interdisciplinariedade – (os “4 Is”), do Maciço de Baturité/CE ao Recôncavo Baiano e África.

Desde sua criação, em 20 de julho de 2010, busca efetivar a missão institucional de formar recursos humanos para contribuir com o desenvolvimento e a integração entre o Brasil e os demais países membros da CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

O trabalho mostra seus resultados, e no levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), ligado ao Governo Federal, a Unilab se destaca entre as dez universidades da região Norte/Nordeste com os melhores Índices Gerais de Cursos (IGC). Também aparece, de acordo com esse índice, como a 2ª melhor universidade do Ceará, ficando atrás apenas da sexagenária Universidade Federal do Ceará (UFC), atestando, assim, seu alto padrão de ensino, que se reflete na qualidade dos cursos oferecidos.

Pilares da Unilab: Pesquisa, Ensino e Extensão

Conquistas dos egressos

Mais do que números, o que melhor evidencia as conquistas do projeto Unilab são os bons resultados e projetos diferenciados apresentados pelos egressos da Universidade que foram aprovados recentemente nos programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e internacionais, com previsão de início do curso em 2020.

O ensino superior público desenvolvido pela Unilab já alcançou, em quase uma década, o total de 2.426 graduados. O mercado de trabalho da região do Maciço de Baturité e demais municípios do Ceará conquistaram novos e capacitados profissionais com diferentes áreas de atuação, conforme dados da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Até o momento, estão matriculados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/Unilab), cerca de 4.971 estudantes, distribuídos nos campi do Ceará e da Bahia, cadastrados sob a responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Todos que compõe a Unilab produzem: desenvolvimento de projetos, pesquisas e histórias de vidas.

Egressos Mundo afora

– Das Licenciaturas da Unilab

– Vanusa Pereira Tavares, estudante do Curso de Pedagogia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH), conquistou a seleção do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab).

– Antonio Luan da Silva Pereira, egresso do Curso de Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), foi aprovado no Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Matemática da Universidade de Brasília (UnB);

– Francisco Mateus Alves Guimarães, estudante do Curso de Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), obteve êxito no Mestrado em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A Unilab foi, sem sombra de dúvidas, um lugar em que tive, além da minha formação profissional, minha formação cidadã. Feliz pela aprovação da pós-graduação da UFC e orgulhoso por mostrar que, mesmo sendo uma universidade nova em comparação com as outras, a Unilab forma profissionais qualificados para os desafios da pós-graduação”, esclareceu Mateus Guimarães

Os egressos do Curso de Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH), conquistaram os seletivos:

– Honorata Dias conquistou uma vaga de Doutorado em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA);

– Daiana Fernando Mbundé no Mestrado Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR);

– Emílio dos Santos Fernandes Junior no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab);

Celeste Silvia Vuap M’mende selecionada no Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Colação de Grau 2019.2 – Campus dos Malês – São Francisco do Conde/BA

No Curso de Ciências Socais, vinculado ao Instituto de Humanidade e Letras (IHL) uma das quatro Terminalidades (Pedagogia, Relações Internacionais, História e Ciências Sociais) do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BIH/IHL/Unilab), implantado no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, se destacaram com o êxito, três novos profissionais:

– Calido Mango, guineense, conquistou uma vaga no Mestrado em Ciência Política na Universidade de Aveiro, em Portugal;

– Beatriz Borges Bastos foi selecionada no Programa de Pôs Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA);

– Bruna Aparecida Thalita Maia obteve sua conquista no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (URBA).

Integração e Interação com os estudantes da rede de escolas públicas da Região do Maciço do Baturité/CE

– Dos Bacharelados da Unilab

As conquista dos egressos do Curso de Engenharia de Energias, vinculado ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), destacam-se:

– Yanick Rodolfo Gomes foi selecionado no Programa de Pós-Graduação no Mestrado de Engenharia de Energia Elétrica, na Universidade Federal de ABC de São Paulo (UFACB/SP);

– Neyla Danquá dos Ramos foi selecionada no Mestrado em Energia – (UFABC/São Paulo);

– Fausta Joaquim Faustino conquistou a vaga de Mestrado na Universidade Federal do ABC (UFABC/SP);

– Celestino Mendes Lopes Junior conquistou as vagas nos processos: Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Foto: Árvore Solar Fotovoltaica no Campus das Auroras, em Redenção/CE

No Curso de Enfermagem, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), obtiveram destaque:

– Davide Carlos Joaquim, estudante guineense, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Doutorado em Ensino e Divulgação das Ciências Morfológicas.

Duas enfermeiras, egressas formadas pela Unilab, foram classificadas para a 2ª etapa no Programa de Residências em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), nas provas dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde (2020), da Escola de Saúde Pública do Ceará “Paulo Marcelo Martins Rodrigues”, (PSU-RESMULTI/CE – 2020): 

– Ana Carolinna Correia Sales foi selecionada na especialidade: “Saúde da Família e Comunidade” – município de Guaiuba/CE.

“Superação. Talvez não haja outra palavra que possa melhor definir esse feito. Passei por um processo muito difícil, depressivo, concomitante a época do preparo e durante o próprio processo seletivo da residência. Mas, a vontade de vencer e superar tudo foram definidores e motivadores. Tenho muito orgulho de ser filha da Unilab. Espero que possa levar bons frutos e reconhecimento para quem tanto, e tão bem, me acolheu e ensinou”, declarou emocionada a enfermeira Carolinna Sales.

– Vitória Maria da Silva Matias obteve o primeiro lugar e outras classificações, em nove provas dos seletivo em diferentes especialidades: Enfermagem Obstétrica;  Saúde Mental; Enfermagem Obstétrica e Neonatologia; Infectologia; Urgência e Emergência; Transplante e/ou Saúde da Família e Comunidade (vagas para os municípios de Fortaleza e Guaiuba).

“Essa conquista foi fruto de muita dedicação e estudo. Fui mãe durante a graduação. Ser mãe, esposa e filha não me impediu de realizar essa conquista. Espero servir de inspiração aos meus colegas e ser a prova de que, quando se quer muito algo a gente conquista”, afirmou a enfermeira que foi aprovada em nove provas do mesmo seletivo para diferentes especialidades, Vitória Matias.

Cadastro de Egressos da Unilab

Com intuito de companhar a trajetória dos egressos dos cursos de graduação (presencial ou Ead) da Unilab, a Pró-Reitoria de Graduação disponibilizou no menu lateral direito do site da Prograd, na aba “Egressos”, um Questionário Eletrônico. Instrumento este que viabilizará a composição de um banco de dados das conquistas da Unilab pelo mundo afora. Participe!

Em quase uma década, a Unilab já formou um total de 2.426 novos profissionais de diferentes especialidades entre Bacharelados e Licenciaturas.

Matérias relacionadas:

Unilab aprova novos cursos de Pós-Graduação (stricto e lato sensu) para 2019-2020 

Unilab é a 2ª melhor universidade do Ceará e está entre as dez melhores universidades do Norte/Nordeste

Egressos da Unilab são destaques em Mestrados no Brasil e Exterior

Internacionalização de aprendizados e conhecimentos entre o Brasil e a CPLP

Comentários encerrados.