Rotina de funcionamento da Unilab é alterada como prevenção à pandemia de coronavírus

Na manhã desta terça-feira, dia 17 de março, a Reitoria da Unilab se reuniu com as chefias de diversas outras instâncias da universidade no Ceará e na Bahia, incluindo profissionais da área da saúde, docentes, técnico-administrativos e estudantes, somando um grupo de mais de 30 pessoas. O encontro teve por finalidade discutir a atual situação de ameaça diante do quadro crescente de contaminação pelo COVID-19, conhecido como Coronavírus.

Dentre as deliberações, foi definido o Comitê Institucional de Enfrentamento ao COVID-19 (CIEC/Unilab), com onze membros, que devem, sob a presidência do reitor, prof. Roque Albuquerque, acompanhar e avaliar o cenário, bem como elaborar estratégias e propor ações para combate à pandemia. O comitê foi institucionalizado por prazo indeterminado, por meio da Portaria da Reitoria nº 110/2020.

Durante o encontro foram compartilhadas informações técnicas fornecidas pelos representantes da saúde, e estudados possíveis cenários que a Unilab e a região possam vir a enfrentar a partir de três dimensões: a confirmação de casos no Brasil -> Ceará -> Redenção/Acarape; de forma análoga teríamos Brasil -> Bahia -> São Francisco do Conde.

Considerando a comprovação de casos em Fortaleza, mas nenhum na região do Maciço do Baturité; e tendo casos em Salvador e Feira de Santana, mas nenhum em São Francisco do Conde, concluiu-se que a Unilab estaria na dimensão 2 da projeção (cenário intermediário). A partir dessa constatação, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, já uma série de medidas iniciais foram propostas como prevenção, de modo a reduzir riscos de chegar à dimensão 3 (cenário mais grave), seja no Ceará ou na Bahia.

  • – As aulas e atividades acadêmicas presenciais serão suspensas, cabendo à Prograd, Proppg e às Unidades Acadêmicas determinar de que forma atividades EAD ou outras medidas podem minimizar o impacto no calendário acadêmico.
  • – As atividades administrativas, dentro das possibilidades, serão executadas remotamente, cabendo a chefia de cada setor organizar a dinâmica de trabalho de modo a manter o funcionamento da instituição com o mínimo possível de ações presenciais.
  • – Viagens e afastamentos ficam cancelados ou suspensos, bem como quaisquer eventos acadêmicos.
  • – A circulação dos ônibus intercampi será suspensa, assim como será averiguada a diminuição de atividades contratadas.
  • – A partir do próximo dia 23, os Restaurantes Universitários (RUs) serão fechados. Excepcionalmente, do dia 18 ao dia 21 de março, o RU do Ceará funcionará somente no Campus da Liberdade e as refeições serão fornecidas em quentinhas, não sendo utilizado o espaço do refeitório e de nenhuma outra dependência da UNILAB.

Resolução ad referendum Consuni Nº 2, de 17 de março de 2020 – Dispõe sobre as ações de enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

Confira aqui informações sobre o vírus e as principais recomendações para reduzir risco de contágio.

Devido às restrições que envolvem o trabalho remoto, setores que lidam com o atendimento ao público, por exemplo, terão suas atividades disponibilizadas através de meios digitais. Confira alguns comunicados já divulgados pelos setores:

[PROPPG]

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação comunica que durante a suspensão das atividades administrativas o atendimento se dará exclusivamente pelos e-mails:
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação/Secretaria: proppg@unilab.edu.br
Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica: cpq@unilab.edu.br
Coordenação de Pós-graduação: cpg@unilab.edu.br
Núcleo de Inovação Tecnológica: nit@unilab.edu.br
Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos: cep@unilab.edu.br
Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CAPP): pesquisafluxocontinuo@unilab.edu.br

[OUVIDORIA]

A Ouvidoria informa que os atendimentos presenciais estão suspensos. O nosso canal para atendimento é o https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f. e nosso e-mail é ouvidoria@unilab.edu.br. As manifestações recebidas nesse período terão seu fluxo de respostas, dentro do possível, nos devidos prazos legais.

[COLOG]

Considerando a Portaria da Reitoria nº 110/2020, que em seu artigo 11 delibera sobre a preservação das condições mínimas de funcionamento e solicita que se leve em consideração medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade do COVID-19.
A Coordenação de Logística (Colog) informa que suas atividades presenciais estarão suspensas no período de 17/03/2020 a 31/03/2020, conforme artigo 2º da Portaria. Sendo adotado o regime de jornada em trabalho remoto, conforme alínea b, do inciso I do artigo 11 da mesma Portaria.
Os servidores desta COLOG estarão disponíveis por meio do aplicativo Hangouts para orientações e esclarecimento de dúvidas.

Seguem contatos:
Coordenação de Logísitica: colog@unilab.edu.br
Divisão de Compras: compras@unilab.edu.br
Divisão de Elaboração de Editais e Apoio Administrativo: editais@unilab.edu.br
Divisão de Licitação: licitacao@unilab.edu.br
Divisão de Contratos e Convênios: contratos@unilab.edu.br
Patrimônio: patrimonio@unilab.edu.br

[SISTEMA DE BIBLIOTECAS]

O Sistema de Bibliotecas da Unilab – SIBIUNI informa que durante o período de suspensão das atividades acadêmicas na Unilab, as Bibliotecas não terão atendimento presencial, tendo suas demandas realizadas remotamente. Com isso, atentamos a comunidade para a renovação dos empréstimos pela internet, conforme tutorial no link abaixo.
Além disso, para demais dúvidas e solicitações, o SIBIUNI conta com atendimento via WhatsApp, através do número (85) 99734-5429 e pelos e-mails das respectivas unidades setoriais:

Biblioteca Setorial Campus das Auroras – biblioteca@unilab.edu.br
Biblioteca Setorial Unidade Acadêmica dos Palmares – bibliopalmares@unilab.edu.br
Biblioteca Setorial Campus dos Malês – bibliotecamales@unilab.edu.br
Diretoria do Sistema de Bibliotecas – dsibiuni@unilab.edu.br

Informamos que a quantidade de renovações foram aumentadas para 10 vezes e os usuários que encontrarem dificuldades de realizar a renovação via internet, bem como quando findar a quantidade de renovações, não sofrerão sanções pelos atrasos originados durante esse período, sendo estes devidamente abonados.
Todas atividades administrativas do Sibiuni passível de execução via home office serão atendidas.

[PROEX]

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura comunica que o atendimento da PROEX se dará prioritariamente pelo e-mail proex@unilab.edu.br e pelos ramais 6158/6160.
A PROEX manterá revezamento de contingente mínimo da equipe para os casos cujo atendimento presencial é indispensável.  

[COASE]

A Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase) informa que os atendimentos presenciais estão suspensos. Os profissionais de saúde estarão disponíveis por meio do bate-papo do Hangouts, para orientações de saúde, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O canal para atendimento, tanto para e-mail quanto Hangout, é coase@unilab.edu.br

[SGP]

A Superintendência de Gestão de Pessoas comunica que o atendimento da SGP se dará prioritariamente pelo e-mail sgp@unilab.edu.br e pelos ramais 6155/6145.
A SGP manterá revezamento de contingente mínimo da equipe para os casos cujo atendimento presencial é indispensável.

[DTI]

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) informa à comunidade que o serviço de web conferência está disponível através das plataformas MConf e Google Meet.
O MConf é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Veja o tutorial de acesso aqui e mais informações no Manual do Usuário RNP. O Google Meet é um aplicativo do Google para Android, iOS e Web que oferece chamadas de vídeo pelo celular ou computador. Com uma interface simples, o app permite conversar com várias pessoas ao mesmo tempo e oferece integração com agenda de compromissos para sincronizar reuniões programadas. Para criar uma videochamada do Meet ou adicionar um link a um evento do Google Agenda, você precisa fazer login em uma conta do G Suite, que é o webmail utilizado institucionalmente. Veja o tutorial de acesso aqui.

Comentários encerrados.