Unilab encampa “Maio Amarelo” e alerta sobre segurança no trânsito

A Campanha do Maio Amarelo de 2020, com o tema “Perceba o Risco. Proteja a Vida!”, direciona-se aos profissionais dos considerados serviços essenciais, que não podem parar, sejam eles cuidando da nossa saúde, segurança, garantindo o abastecimento ou nos confortando com entregas em tempos de pandemia da Covid-19. Com isso, as medidas preventivas para evitar contaminação e disseminação do novo coronavírus impactaram no fluxo de veículos circulando nas Brs, acarretando uma diminuição no número de acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no período de 11 a 30 de março de 2020, houve uma redução de 24% no número de acidentes em todo o Brasil quando comparado com o mesmo período de 2019.

Mesmo com a redução nos índices de acidentes de trânsito no Brasil, devido às recomendações de isolamento social e quarentena domiciliar dos órgãos públicos competentes, as vítimas de acidentes de trânsito necessitarão de um atendimento médico especializado, podendo ocupar leitos, além de mobilizar profissionais da saúde que poderiam estar nas atividades relacionadas ao tratamento de pacientes com o coronavírus, e sabemos dos constantes alertas de colapso no sistema de saúde em decorrência do crescente aumento de pessoas infectadas.

Neste contexto, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor (DAS), vinculada à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP/Unilab), por meio da campanha do Maio Amarelo, expõe as seguintes recomendações para um trânsito seguro em tempos de pandemia:

  • Mantenha uma direção defensiva, pensando não apenas na sua segurança, mas de todos que estão na via.

  • Se for dirigir, não beba.

  • Não ultrapasse a velocidade máxima permitida.

  • Use o capacete.

  • Use o cinto de segurança.

  • Não fale ao celular quando estiver dirigindo.

  • Use a faixa de pedestres.

  • Mantenha sempre a prudência e a cordialidade no trânsito.

  • Para evitar contaminação pelo Coronavírus, higienize (água e sabão ou álcool em gel 70%) com frequência partes do veículo, como volante, maçanetas e puxadores de portas, além da alavanca de câmbio.

  • Use máscara e mantenha higiene das mãos e a etiqueta respiratória.

  • Fique em casa, mas se tiver que sair, respeite sempre as leis de trânsito.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma ação internacional de sensibilização para redução de acidentes de trânsito. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação e propõe o envolvimento direto de toda a sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Comentários encerrados.