Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia acontece de 27 a 31 de julho, sob coordenação da Unilab

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega este ano a sua 16ª edição. O evento é realizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), com o objetivo de promover a popularização e divulgação da ciência e aproximar a ciência e tecnologia da população, por meio de diversas ações, mediante integração entre instituições e entidades.

Na Bahia, as ações de popularização da ciência ocorrerão com a Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: tecnologias, inovação e vivências no rural, coordenada pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Grupo de Pesquisa Nyemba – Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África. 

O evento será realizado de 27 a 30 de julho, de modo on-line, atendendo às recomendações das autoridades mundiais em saúde, devido à situação pandêmica do Covid-19. “O desenvolvimento desse novo formato do evento tem sido um desafio para a comissão organizadora, e só está sendo possível graças às parcerias das instituições envolvidas”, agradece a equipe.

A Mostra é uma iniciativa da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), de Educação do Estado da Bahia (SEC), de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Instituto Federal Baiano (IF Baiano); Centro de Cultura do Vale do Iguape (CECVI) e Embrapa. O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante os dias de evento serão realizadas ações de divulgação e socialização dos conhecimentos científicos, como exposições, apresentações e discussões de experiências técnicas, científicas e populares relacionadas à bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável a partir da agricultura familiar. A transmissão será feita pelo canal do Instituto Anísio Teixeira, no YouTube.

A abertura institucional do evento acontecerá na segunda-feira (27), às 13h30. Na sequência, às 14h30, será realizada a Mesa de Abertura da Mostra, com participação de Gilmar Souza Santos (Embrapa), Juliana Dourado Bueno (Unilab), Anne Sena (Unisol) e Regina Dantas (Unicafes), sob a mediação de Ana Claudia Gomes de Sousa – (Nyemba/Unilab).

Haverá emissão de certificado para ouvinte. Os interessados devem preencher o formulário neste link. A organização informa que para a certificação, é também necessário preencher as listas de presença que serão disponibilizadas durante as palestras.

A Mostra inclui o Encontro Interterritorial de Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioeconomia e Agricultura Familiar e o Seminário de fitoterápicos: valorização dos saberes terapêuticos quilombolas.

Mais informações e programação completa no site da Mostra. Siga o evento nas redes sociais: Instagram e Facebook

Adiamento 

Originalmente, a Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia iria ocorrer entres os dias 16 e 20 de março, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. No entanto, houve a necessidade de ser adiada em atenção às recomendações de isolamento físico, em virtude da pandemia do Covid-19.

Comentários encerrados.