Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades – NPGS

Está pautado pelo compromisso ético de atuação no ensino, pesquisa e extensão na área dos estudos de gênero e sexualidades, em interface com as relações étnico-raciais, em consonância com as políticas de ações afirmativas.


Conforme o Regimento Interno, em seu Art. 3º, são objetivos do NPGS:

I – Integrar-se a outros Núcleos de Gênero com vistas à socialização de conhecimento e fortalecimento de parcerias acadêmicas.

II- Adotar a perspectiva da missão institucional da UNILAB em relação à integração internacional, dedicando-se aos estudos das relações de gênero e sexualidades em interface com as relações étnico-raciais.

III- Disponibilizar suporte técnico aos/às acadêmicos/as e demais profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão, a fim de contribuir para visibilidade e reconhecimento das temáticas desenvolvidas pelo Núcleo e acompanhar os projetos de ensino, pesquisa e extensão de professores/as que compõem a equipe do Núcleo.

IV- Estabelecer parcerias com outros Núcleos, laboratórios e instituições, dentro e fora da UNILAB, interessados em desenvolver projetos referentes às temáticas propostas pelo Núcleo para a difusão e produção dos conhecimentos.

V- Possibilitar aos/às graduandos/as e pós-graduandos/as da UNILAB, e aos/às demais interessados/as, o diálogo com profissionais, sociedade civil e instituições afins aos objetivos do NPGS/UNILAB, através de formação acadêmica, com palestras, cursos, seminários e oficinas, visando à qualificação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo.

VI- Organizar e disponibilizar materiais produzidos através de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Núcleo, visando difundir conhecimentos acerca das temáticas.

VII- Proporcionar ações que contribuam para difundir o debate na área dos estudos de gênero, feminismos, sexualidades, enfrentamento à violência contra a mulher, à lesbo-homo-transfobia e a atitudes de preconceito e discriminação.

VIII- Produzir materiais pedagógicos que auxiliem no desenvolvimento de atividades vinculadas às temáticas desenvolvidas pelo Núcleo.

IX- Divulgar resultados de atividades desenvolvidas pelo Núcleo e por profissionais vinculados/as ao NPGS/UNILAB por meio de publicações, mídias e participação em eventos.

X- Constituir-se como espaço interdisciplinar acerca das temáticas abrigadas pelas linhas de pesquisa do NPGS/UNILAB.

XI- Proporcionar ações que contribuam com o debate, reflexões e processos de formação, envolvendo educação e sexualidade na formação inicial e continuada, considerando os Direitos Sexuais como Direitos Humanos Universais.

XII- Enfrentamento ao preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (inciso IV do art. 3º da Constituição Federal), bem como fomentar a defesa do rigor das punições da violência contra a mulher no âmbito doméstico ou familiar (lei Maria da Penha, nº11. 340/2006) e demais leis criadas em âmbito nacional, estadual e municipal visando ao respeito à diversidade de gênero.