OFICINAS – MOVIMENTA

Para se inscrever nas oficinas basta preencher o Formulário de Inscrição

Veja abaixo a relação de oficinas disponíveis:

OFICINA: Danças Tradicionais (Asiáticas, Brasileiras e Africanas)
Instrutor: Jackson Armando Lopes e João Semedo
Data: 14 a 17 de janeiro
Horário: 10h às 12h
dançasA oficina proposta quer reunir  e integrar todas as nacionalidades. O mais importante é o interesse pela dança, não sendo a habilidade como fator mais importante e sim a vontade de participação e o comprometimento. Outro fator também importante que consideramos é a disponibilidade de vagas para pessoas com necessidades especiais e a igualdade de gênero.

 

OFICINA: FestFilmes – Prática do Documentário
Instrutor: Duarte Dias
Data: 16 a  25 de janeiro
Horário: Manhã e/ou tarde
A oficina FestFilmes – Prática do Documentário propõe, de forma rápida e acessível, a realização de documentários por parte de quem não está habituado à realização audiovisual.

 

OFICINA: Dança – Break
Instrutor: Regis Lima
Data: 16 a  25 de janeiro
Horário: 16h às 18h

Regis LimaA oficina tem o intuito de oferecer a juventude à oportunidade de conhecer e praticar a dança de rua, a arte do b.boy ou como já conhecida o break.  Este é um dos elementos da cultura hip hop que no Brasil tem seu jeito próprio e original de se mostrar agregando nossas riquezas culturais tais como capoeira, frevo, samba e etc. 

 

OFICINA: Dança Contemporânea – Corpografia da língua portuguesa
Instrutor: Paulo José (Paulinho)
Data: 16 a  25 de janeiro
Horário: 16h às 18h
Paulo JoséPercepção e conhecimento da cultura individual de cada participante, valorização de suas expressões artísticas, partilha de saberes e montagem de um espetáculo cênico que congregue estas experiências.

 

OFICINA: Teatro de Rua
Instrutor: Sâmia Bittencourt
Data: 16 a  25 de janeiro
Horário: 14h às 16h
Samia BittencourtDiante de tantas possibilidades que o artista tem para executar sua encenação, a rua, como espaço democrático e transgressor, torna-se foco para o trabalho do ator. Seu improviso e o inesperado da rua é o mote para se estabelecer um território lúdico que está na contra mão desse espaço. Lugar de mil possibilidades, A oficina de Teatro de rua, vem abordar a dramaturgia e os elementos fundamentais para uma escolha poética e política do desenvolvimento cênico.

 

OFICINA: Percussão
Instrutor: Vanildo Franco
Data: 16 a  25 de janeiro
Horário: 17h às 19h
Vanildo FrancoTem como foco a técnica de utilização de diversos instrumentos de percussão, para esta atividade, utilizaremos instrumentos tradicionais mesclando com instrumentos industrializados, para atingirmos uma sonoridade bastante peculiar e também conseguirmos um resultado estético diferenciado. A característica dos instrumentos a serem utilizados tem ligação com a cultura popular tradicional do nordeste, instrumentos estes que estão ligados a ritmos como o Maracatu, a ciranda, o coco, o baião, as bandas cabaçais e aos bumba bois do maranhão.

 

OFICINA: Literatura – Oralidade em ação 
Instrutor: Bruno Okoudowa
Data: 20 a  25 de janeiro
Horário: 10h às 12h
Revelar a sonoridade e a musicalidade das suas línguas, os contadores vão trocar seus conhecimentos entre eles e/ou  com os outros membros da oficina. Espera-se que seja uma hora de prática linguística e um intercâmbio cultural na cooperação SUL-SUL.

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
OFICINA: Capoeira angola –  No Pensamento do movimento  
Instrutor: Allan da Rosa
Data: 22, 24, 27, 29 e 31 de janeiro
Horário: 9h  às 12h
Allan da RosaMesclado ao suor as reflexões livres sobre a luta e a dança, seus fundamentos e necessidades, riscos e prazeres, atentas ao sentido comunitário dos grupos angoleiros e das comunidades e histórias pretas do Brasil. Prosas sobre linhagens, princípios da roda, musicalidade e versação, forças que a palavra tem e o silêncio borda no jogo e na roda da vida. Desfrute de canções, mapas e filmes.

 

OFICINA: Pedagoginga: razão e sensibilidade 
Instrutor: Allan da Rosa
Data: 23, 27, 30 a 31 de janeiro
Horário: Horários diversos
Desenvolver a compreensão de formas de geração e de transmissão de conhecimento e suas relações com o cotidiano, a ancestralidade e os saberes rituais e artísticos.
OFICINA: Tranças do verbo 
Instrutor: Allan da Rosa
Data: 21, 24, 28 e 31 de janeiro
Horário: Horários diversos
Desfrutar e questionar relações entre a saliva e a tinta, o namoro entre o ouvido e a escrita, o baile entre a voz e o livro, rodando uma história da palavra e da cultura afro-brasileira, alimentando a alma com o fraseado, os sotaques e a arte da poesia e da prosa que baila a lábia portuguesa, imaginários da frase pretuguesa.
 
OFICINA: Grafitti 
Instrutor: Narcélio Grud, Leandro Alves e Carlos Agostinho
Data: 22, 23, 24 e 25 de janeiro
Horário: 15h às 18h
Nascelio GrudOficina com aulas práticas e teóricas que abordam técnicas e estilos na construção de murais em graffiti. A oficina consiste do estudo de trabalhos de diversos artistas por meio de vídeos e publicações que trazem em suas práticas estilos e técnicas que servirão como fonte de pesquisa na criação e no desenvolvimento dos murais a serem realizados. 

 

OFICINA: RAP  
Instrutor: Karol Maria Oringa Simões e Dimas Teixeira Lima 
Data: 22 a 25 de janeiro
Horário: 15h às 18h
Oficina prática de construção de RAP. Através da utilização de bases sonoras os artistas criarão suas musicalidades. Integrando os saberes dos diversos participantes.

 

OFICINA: Teoria dos versos
Instrutor: Juel Silva
Data: 22 a 25 de janeiro
Horário: 10h às 12h
A oficina tem como objetivo promover a língua portuguesa e objetivos específicos incentivar o gosto pela literatura e simultaneamente dinamizar o período das ferias e torná-los mais criativo e interativo proporcionando assim um campo de conhecimento no ambiente acadêmico.