Programa de Licenciaturas Internacionais – GAIA

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma universidade pública federal brasileira, criada pela Lei nº 12.289 de 20 de julho de 2010, tendo como missão institucional formar profissionais para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente, os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. A Unilab está inserida, portanto, no contexto de internacionalização e integração da educação superior, em expansão no mundo.

Nesse propósito de integração e reconhecendo a importância de Portugal no processo de cooperação internacional e, principalmente, a excelência acadêmica da Universidade de Coimbra, historicamente destacada na educação superior no mundo, a Unilab assinou em 2010 o Acordo de Cooperação Geral com a Universidade de Coimbra (UC), visando estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre ambas as instituições.

Projeto GAIA: formação em Ciências da Natureza em nível internacional em cooperação solidária Unilab e Universidade de Coimbra

O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), visa à elevação da qualidade da graduação brasileira, focando na melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e na formação de professores.

Buscando dar oportunidade aos estudantes brasileiros da Unilab de vivenciarem um programa “sanduíche” em nível de graduação de reconhecida qualidade acadêmica, a Unilab aprovou o Projeto GAIA: formação em Ciências da Natureza em nível internacional em cooperação solidária Unilab e Universidade de Coimbra. Assim, o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNM) é objeto central da participação da Unilab no PLI, propondo formar professores com sólida formação em Física e Biologia para atuar no Ensino Fundamental integrada a uma habilitação específica para o Ensino Médio, conforme estrutura da educação Básica no Brasil.

Objetivos

  • Fortalecer a cooperação internacional em nível da formação inicial de professores;
  • Contribuir para o fortalecimento do curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNM) da Unilab;
  • Fomentar o desenvolvimento de pesquisas e projetos acadêmicos entre as universidades cooperantes no escopo de CNM;
  • Ampliar e dinamizar ações focadas na formação inicial de professores em nível acadêmico e sociocultural internacional;
  • Estimular a participação de estudantes brasileiros do curso de licenciatura em CNM na graduação sanduíche, com dupla titulação, em parceria da Unilab com a Universidade de Coimbra.

Metodologia

  • Graduação com dupla titulação em modalidade “sanduíche”;
  • Desenvolvimento de Missões de Trabalho (Docentes) e de Missão de Estudos (Discentes)
  • Processo formativo dividido em:
  1. Estudos na Universidade de Coimbra por, no máximo, 2 (dois) anos;
  2. Cumprimento de, no mínimo, 120 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) na Universidade de Coimbra.
  3. Aprovação no primeiro ano de, no mínimo, 48 ECTS;
  4. Retorno para Unilab para a conclusão de sua formação e diplomação em nível superior.

Estratégias de Acompanhamento

O delineamento de estratégias de acompanhamento do programa é um elemento fundamental para a consecução dos objetivos propostos e sucesso da cooperação. Propõe-se como estratégias de acompanhamento o que segue:

  1. Realização de encontros e debates virtuais por meio de videoconferência e web conferência;
  2. Utilização de Mailing List para veiculação de informações relativas ao programa e esclarecimento de dúvidas;
  3. Implementação de canal direto de comunicação via telefone de suporte;
  4. Envio de Relatório Acadêmico com regularidade;
  5. Acompanhamento do desempenho acadêmico por meio da verificação dos registros.

Reconhecimento dos Créditos

A Unilab concederá equivalência automática às disciplinas cursadas com aproveitamento pelos estudantes na modalidade de mobilidade internacional.

  • A Universidade de Coimbra atribuirá grau de Licenciado – Diploma do Primeiro Ciclo em Portugal – aos estudantes que lograrem êxito conforme o plano de estudos elaborado entre as universidades;
  • Concomitantemente, a Unilab atribuirá grau de Licenciado em Ciências da Natureza e Matemática aos estudantes que concluírem com êxito os créditos finais da graduação, ao retornar dos estudos desenvolvidos na em Coimbra.

Atividades entre Equipes da Universidade de Coimbra e da Unilab

O trabalho entre as equipes contemplam o processo de planejamento, implementação, acompanhamento, avaliação e comunicação da experiência do projeto.

EQUIPE GAIA

Profa. Dra. Jacqueline Cunha da Serra Freire
Coordenadora Institucional do PLI/Unilab
Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá
Coordenador do Projeto GAIA/Unilab do Programa de Licenciaturas Internacionais da CAPES
Prof. Dr. José Berto Neto
Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática e membro da equipe do projeto GAIA