Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), constituída pela resolução Nº 27/2011, de 12 de dezembro de 2012 tem como objetivo contribuir com a missão institucional da Unilab, no que se refere à integração dialógica com os diversos segmentos da sociedade nacional e internacional atendendo demandas de formação e produção de conhecimentos. Sua base metodológica está pautada na troca de saberes, científico e popular, no diálogo interno e externo à universidade. Nessa perspectiva busca fortalecer a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão.

A atuação da Proex está pautada na legislação institucional, no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/Unilab e nas diretrizes do Plano Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEXT).

Tem como foco a Extensão, Arte e a Cultura. A extensão é “entendida como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa para a produção e a disseminação do saber universal, contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países parceiros e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade” (Resolução nº 27/2011, 12 de dezembro de 2012).

A Arte como expressão das atividades humanas ligadas às manifestações de ordem estética, utilizando atributos sensoriais como a percepção, emoções e ideias. Representando, dessa forma, um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, ou seja, atribuir vida ao “simbólico”.

A cultura, como expressão, valorização, construção e resgate de identidades, a partir das interações sociais, que se expressam das mais variadas formas, na vida em família, nas relações de grupos, na ética, na política, nas ciências, na filosofia, nos processos produtivos, nas artes, dentre outros.

Para a Proex, extensão, arte e cultura são indissociáveis já que o conhecimento atribuído a cada uma das partes se conectam e se complementam para que os resultados ocorram.

Pautados nesses conceitos e diretrizes, a Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura, no exercício de suas atribuições promove o diálogo e a interação com a sociedade acadêmica e a comunidade, em geral. Almeja no seu fazer que as ações realizadas sejam fundamentadas e integradas à realidade social dentro de uma perspectiva intercultural, interdisciplinar e crítica. Contribui, portanto, para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o fomento de ações indutoras de mudanças e de transformação social. (Resolução nº 27/2011, 12 dezembro de 2012).

MISSÃO

Promover a extensão universitária da Unilab focado na realidade local, nacional e internacional, visando o diálogo, troca de saberes e a produção de conhecimentos junto a coletivos sociais, étnicos e raciais em sua diversidade cultural.

VISÃO

Ser reconhecida pela sociedade e na Unilab pelo trabalho realizado na interação dialógica com os diversos segmentos sociais, nacional e Internacional.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

– Desenvolver ações de extensão, arte e cultura envolvendo discentes, docentes, servidores e técnicos da Unilab, bem como a comunidade externa em consonância com a missão da universidade sob a forma de programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços e publicações;
– Planejar e organizar atividades de extensão, arte e cultura visando contribuir com o desenvolvimento local;
– Elaborar, divulgar, acompanhar editais internos de ações de extensão;
– Contribuir na divulgação e disseminação de editais específicos às ações de extensão, arte e cultura;
– Promover a visibilidade da singularidade histórica, política, artística, cultural e educacional dos países parceiros;
– Integrar ações que possam contribuir com o fortalecimento da cooperação Sul-Sul.