Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) foi constituída em 2013 através de novo organograma institucional da UNILAB, desmembrando-se da antiga PROPPGE. Entretanto, desde o surgimento da UNILAB em 2011, houve dispositivos institucionais sobre a normatização de atividades extensionistas (Resolução Unilab CONSUP Nº 27 2011). É órgão superior da Reitoria que dá expressão ao planejamento, fomento, coordenação e supervisionamento das estratégias, diretrizes e as políticas de Extensão, Arte e Cultura. Atua através da inovação e relações com a sociedade, sempre articuladas ao ensino e à pesquisa, visando à socialização do saber e ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Nesse sentido, objetiva os seguintes marcos:

• Desenvolver ações de Extensão, Arte e Cultura envolvendo discentes, docentes, servidores técnicos e terceirizados da Unilab, bem como a comunidade externa em consonância com a missão da universidade sob a forma de programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços e publicações;
  • Planejar e organizar atividades de Extensão, Arte e Cultura visando contribuir com o desenvolvimento local e regional;
  • Elaborar, divulgar, acompanhar editais internos de ações de Extensão;
  • Contribuir na divulgação e disseminação de editais específicos às ações de Extensão, Arte e Cultura;
  • Promover a visibilidade e fruição de atividades relacionadas a singularidade histórica, política, artística, cultural e educacional dos países parceiros;
  • Integrar ações que possam contribuir com o fortalecimento da cooperação com os países da cooperação UNILAB.

As diretrizes que devem orientam a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária, pactuadas no FORPROEX, de forma ampla e aberta (NOGUEIRA, 2000)1, são as seguintes:

• Interação Dialógica,
  • Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade,
  • Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão,
  • Impacto na Formação do Estudante, e
  • Impacto e Transformação Social.

As atividades de Extensão na UNILAB foram normatizadas pela Resolução Nº 8/2019 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). A PROEX, além do apoio de sua equipe e coordenações de Extensão e Arte e Cultura, conta com o assessoramento técnico e estratégico da Câmara de Extensão. A Câmara acompanha a implementação da política de Extensão, Arte e Cultura, institucionaliza as ações extensionistas, fortalece o cumprimento das diretrizes nacionais e institucionais da extensão no âmbito da UNILAB, assim como normatiza os processos ligados às práticas extensionistas de arte e cultura. Conta ainda com a Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão, Arte e Cultura (CAPEAC). A CAPEAC é instância criada para administrar o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Arte e Cultura (PIBEAC), os programas de bolsas de extensão, arte e cultura externos à Universidade e assessorar sobre outros assuntos relacionados. Três instâncias que juntas colaboram no desenvolvimento das políticas e ações de extensão da UNILAB. Juntas incentivando e zelando pela qualidade do fazer extensionista, em  consonância com a legislação institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/Unilab 2016/2021 e o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação, o Política Nacional de Extensão Universitária e ainda com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018).

1 – NOGUEIRA, M. D. P. (Org.) Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; O Fórum, 2000.

MISSÃO

Promover a extensão universitária da Unilab focado na realidade local, nacional e internacional, visando o diálogo, troca de saberes e a produção de conhecimentos junto a coletivos sociais, étnicos e raciais em sua diversidade cultural.

VISÃO

Ser reconhecida pela sociedade e na Unilab pelo trabalho realizado na interação dialógica com os diversos segmentos sociais, nacional e Internacional.

Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura

Dra. Rafaella Pessoa Moreira – Docente do Magistério Superior – Pró-Reitora de Extensão, Arte e Cultura

Lídia Mateus Cavalcante – Secretária Executiva

Reinaldo Pereira Aguiar – Secretário Executivo – Seção de Extensão do Campus dos Malês