Promoção da saúde

A Divisão de Promoção da Saúde propõe-se a desenvolver ações com o intuito de identificar, conhecer e intervir nos aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento, a fim de contribuir para a ampliação da qualidade de vida e para a redução de riscos à saúde de servidores e estudantes da Unilab.

Assim, visa à realização de atividades de educação em saúde, por meio, por exemplo, de grupos socioeducativos, palestras, seminários e oficinas, com o objetivo de ampliar as capacidades de compreensão e intervenção de estudantes e servidores sobre sua saúde e de envolvê-los na construção de um processo de co-produção de cuidado.

Com o público estudantil, a Divisão de Promoção da Saúde tem realizado atividades coletivas para conhecer suas necessidades de saúde, promovendo espaços que fomentam a discussão e a reflexão acerca de dimensões que interferem na sua saúde, e incentivando a construção de práticas promotoras de bem-estar em seu cotidiano.

No caso dos servidores, busca-se, em parceria com a Divisão de Perícia e Vigilância à Saúde, observar os ambientes de trabalho, procurando reconhecer os possíveis riscos à saúde e à segurança do servidor. Conforme as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público federal, as ações de promoção da saúde do servidor devem abranger a busca ativa de doenças, a capacitação para a construção de práticas que melhorem a qualidade de vida e trabalho e, até, mudanças na organização e no ambiente de trabalho (Portaria Normativa Nº 3/2013).