Conheça Redenção – Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico

Vista panorâmica da cidade de Redenção; Foto: acervo Unilab.

Situada na região do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará, a cerca de 60 km de Fortaleza, a cidade de Redenção recebeu este nome por ter sido a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão no Brasil, em 1º de janeiro de 1883. Em reconhecimento a esse fato histórico, o município é sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, que tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos.

Você pode conhecer Redenção, a partir de suas construções singulares que guardam resquícios de seu passado histórico e se integram aos novos rumos de sua história recente.


Busto da Princesa

Foi construído em homenagem à princesa Isabel que libertou os escravos no Brasil. O monumento faz alusão ao cinquentenário da abolição no município e fica localizado na Praça da Princesa Isabel, no Centro de Redenção.


Serra do Cruzeiro – Monte das Graças

Cartão postal do município, com uma escadaria de 720 degraus, que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças.


Hospital Dermatológico de Antônio Diogo – Colônia

Construída em 1928, o local serviu, para isolamento de pessoas portadoras de hanseníase, durante muitos anos. O local possui Cine-teatro, enfermaria, sala de fisioterapia, biblioteca, consultórios e outros. Localizado no distrito de Antônio Diogo.


Igreja de Nossa Senhora da Imaculada – Matriz

Concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, a Igreja é um atrativo bastante visitado pelos turistas. Localizado na Praça da Matriz, no Centro de Redenção.


Museu Histórico e Memorial da Liberdade

O museu, que faz parte do centro cultural que também abriga biblioteca pública e ilha digital, tem, em seu acervo, documentos históricos e raros como livros de compra e venda de escravos, objetos ligados aos escravos – inclusive instrumentos de tortura – peças de antigos engenhos, mobília, objetos sacros, entre outros.Localizado na rua José Costa Ribeiro, 102


Fazenda Gurguri – Senzala

O local conserva ainda uma estrutura do período da escravidão. Localizado na Serra do Gurguri, a 18 km da sede do município. Foi transformada numa pousada. Acesso pela estrada de Barra Nova, via Gurguri.


Açude Acarape do Meio

Represa do rio Pacoti. Localiza-se no distrito de Barra Nova, a 18 km da sede. À esquerda da barragem encontra-se a Capela de São Gerardo. Atualmente administrado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH.


Capela de Santa Rita

A Capela foi inaugurada em 29 de dezembro de 1917. Construída em estilo gótico. Possui uma escadaria com 109 degraus. Bastante visitada por devotos e turistas. Proporciona uma bela vista parcial da cidade.


Capela de São Miguel

Capela em estilo gótico eclético, construída com financiamento de Juvenal de Carvalho, antigo dono do Sítio Livramento. Mausoléu do Padre Ângelo Custódio. Inaugurada em 21 de março de 1936.


Praça da Liberdade – Obelisco

Monumento construído em homenagem ao cinquentenário da abolição neste município, 1933, e à Sociedade Redentora Acarapense. Estrutura alusiva a um pelourinho. Localiza-se na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Redenção.


Sitio Bar Music

Localizado na área serrana, há 18 km do centro da cidade, o bar está localizado no distrito de Piroás e visa a cultura local com shows ao vivo e encontros de várias tribos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Redenção